EBS do Vale do Âncora ::: Projeto “Em busca das ENERGIAS VERDES”

Para o ano letivo 2019/2020, as duas turmas do 4.º ano, da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, cujos titulares são os professores Marília Rodrigues e António Garrido, construíram o projeto “Em busca das ENERGIAS VERDES”. Esta escolha nasceu das recomendações do Conselho Geral do nosso Agrupamento e de uma enorme preocupação sentida pelos alunos com o perigoso estado de saúde do nosso planeta. 
A primeira atividade, ainda em fase de construção do projeto, foi a discussão, em plenário, nas turmas. Aqui trocaram-se ideias e fizeram-se escolhas que passaram a fazer parte das atividades do projeto. Ser capaz de procurar informação, de conhecer os assuntos, de fazer escolhas e de tomar posição, é, também, um dos principais objetivos a atingir. 
Na segunda atividade, os alunos, na Semana Europeia da Mobilidade, fizeram uma caminhada pela ecopista Dr. Francisco Sampaio e foram até às dunas, onde sentiram e observaram a força do vento e das ondas do mar, duas energias verdes, e as consequências para a vegetação dunar e para as próprias dunas. Sobre esta atividade foi elaborada uma notícia que foi publicada no blogue muitoSSonhos e no jornal digital caminh@2000
A terceira atividade do projeto realizou-se na passada terça-feira, dia 8 de outubro, durante a tarde. Com o transporte da Câmara Municipal de Caminha, os alunos visitaram os quatro moinhos d’Apardal, em Riba de Âncora. O professor Flamiano Martins explicou, com todos os pormenores, o funcionamento destes moinhos que utilizam a energia hídrica, uma das nossas energias verdes. A caminho da capela de S. Miguel, foi possível observar várias oliveiras carregadas de azeitonas que ainda não se encontravam maduras. 

De seguida, foi possível observar os campos da aldeia, alguns ainda com a planta do milho mas já sem espigas, as vinhas carregadas de uvas, as flores de açafrão, as abóboras, os castanheiros cheios de ouriços e alguns animais. 

Chegados ao Centro Comunitário, os alunos foram recebidos pelo Presidente da Junta de Freguesia de Riba de Âncora, senhor Paulo Alvarenga, e pela sua esposa, D. Estela Fernandes. Com as chamas a crepitarem no interior do forno comunitário e acompanhado por uma masseira, o professor Flamiano explicou a todos os alunos como é que as farinhas de milho e centeio se transformam em broa deliciosa. 

No final, todos puderam provar a broa e o mel, ambos produtos das férteis terras de Riba de Âncora. Esta foi uma visita de estudo muito interessante e profundamente enriquecedora, a qual, sem a colaboração da Câmara Municipal de Caminha e da Junta de Freguesia de Riba de Âncora, nunca se teria realizado. Ficam, por isso, os nossos agradecimentos. 
As próximas atividades do nosso projeto serão igualmente motivadoras e levar-nos-ão à descoberta de outras ENERGIAS VERDES. Acompanhem as nossas descobertas através do muitoSSonhos.

Para ver o álbum fotográfico completo, clique aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão