EBS do Vale do Âncora ::: 18.ª Semana Europeia da Mobilidade

Em 2019 realiza-se a 18.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade e a 20.ª edição do Dia Europeu sem Carros, iniciativa que faz parte do calendário de muitas cidades e vilas por toda a Europa e também noutros continentes. O tema central deste ano é “Caminhar e Pedalar em Segurança”, com o slogan “Caminha connosco”. 
Em Portugal, que participa nesta iniciativa europeia desde o seu início em 2002, tem-se vindo a gerar um grande movimento de adesão, não só por parte do público, mas também através de um número crescente de parceiros que colaboram ativamente com as autarquias envolvidas. A Semana Europeia da Mobilidade comemora-se todos os anos de 16 a 22 de setembro. Os cidadãos europeus têm a oportunidade de participar numa semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de promover o debate sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade. Integrado na Semana Europeia da Mobilidade, o Dia Europeu sem carros é celebrado com ações de sensibilização que incentivam a não utilização de automóveis particulares. 
Considerando a importância da iniciativa, a qual se integra plenamente no tema do Plano Anual de Atividades 2019/2020 (Educação para a Sustentabilidade), no dia 20 de setembro de 2019, os cem alunos do 1CEB da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, produziram uma pintura mural e organizaram uma caminhada para a qual convidaram toda a comunidade. 
Esta caminhada levou os alunos desde o estabelecimento de ensino até ao oceano Atlântico, passando nas margens do rio Âncora pelo passadiço Dr. Francisco Sampaio. Ao longo de toda a caminhada, marcada pelo intenso contacto com a Natureza, foi de notar a alegria e a vivacidade de todas as crianças, preocupadas com os problemas ambientais que afligem o nosso planeta e despertas para a importância de darem o seu contributo no combate aos mesmos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão