EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão


Celebrando o início do verão, no passado dia 21 de junho, durante a manhã, as turmas do 2.º ano de escolaridade (profs. Joana Silva e António Garrido), da EBS do Vale do Âncora, num total de 38 alunos, receberam a nova estação com uma caminhada mágica pelas margens do rio Âncora, com paragem e observação do projeto de reflorestação da mata nacional da Gelfa. 



Aqui, foi possível verificar o crescimento das espécies plantadas pelos alunos num processo organizado pelo ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e Florestas). 




De seguida, os alunos dirigiram-se à duna dos Caldeirões, na qual procederam a um novo registo do estado dos passadiços e das paliçadas, bem como da vegetação que, neste momento, existe em grande abundância – o estorno. Este trabalho e esta visita à duna, a terceira desde o início do corrente ano letivo, enquadra-se no domínio de autonomia curricular (DAC) “Monitorização da duna dos Caldeirões”, desenvolvido durante todo o ano letivo e incorporado no roteiro educacional “@mar”, no projeto ESCOLA AZUL e no programa Eco-Escolas. 


A terceira e última visita de monitorização contou com a presença do arq. Filipe Fernandes, da Câmara Municipal de Caminha, o qual, em plena duna, abordou o tema “Como proteger o ecossistema e conservar o cordão dunar”, tendo merecido a melhor atenção e interesse por parte de todos os alunos. Finalizado este trabalho de monitorização da duna dos Caldeirões e com a imprescindível colaboração do arq. Filipe Fernandes, os alunos envolvidos foram confrontados com o fenómeno de destruição da duna (inverno de 2014) e as diversas condições ambientais que se reuniram para que tal acontecesse. De seguida, ficaram a conhecer as diferentes fases da reconstrução da duna, a qual integrou a areia retirada no desassoreamento do Portinho de Vila Praia de Âncora. Por último, nesta última sessão e com o mar em pano de fundo, os alunos foram alertados para os comportamentos a desenvolver para a preservação do cordão dunar e do ecossistema a ele associado. 


Estamos certos de que, a duna dos Caldeirões foi, para todos os alunos que participaram neste DAC, a melhor sala de aula para o aprofundamento de conhecimentos sobre fenómenos naturais e a forma como a intervenção humana concorre para que esses fenómenos sejam mais ou menos severos, mais ou menos destrutivos. Foi também compreensível para todos os alunos que, sem a intervenção humana, a recuperação da duna dos Caldeirões poderia demorar muitos anos ou, eventualmente, nunca acontecer. Foi também percetível a relação de domínio que algumas espécies vegetais exercem sobre outras, as quais podem ser extintas e, dessa forma, ser posta em causa a biodiversidade e o natural equilíbrio entre espécies. Ficou, por último, muito claro para todos os alunos, o papel fundamental que cada um de nós deve desempenhar na defesa e proteção da Natureza.


O nosso agradecimento ao arq. Filipe Fernandes, por todos os conhecimentos que partilhou com os nossos alunos, e à Câmara Municipal de Caminha, na pessoa da vereadora Liliana Ribeiro, pela solidariedade imediata que demostrou assim que este DAC, ainda em projeto, lhe foi apresentado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "