JI de Caminha - Sala 2 e os insetos na horta



Projeto: Hortas Bio nas Eco-escolas

Atividade: Os insetos na Horta


                No âmbito do projeto Hortas Bio nas eco-Escolas, do programa da Eco-escolas, os alunos do JI, sala 2, de Caminha iniciaram a pesquisa de insetos nos vasos, canteiros, jardins e hortas de suas casas para realizarem a atividade: Os insetos na Horta.
                Após a exploração do meio que os rodeia observaram diferentes insetos nas plantas e hortas e resolveram partir em busca de informações sobre os mesmos e descobriram qual a interação que os estes têm com as plantas e/ou hortas. Neste sentido, elaboraram maquetes dos insetos e realizaram um pequeno resumo do seu ciclo de vida.
Os insetos  são invertebrados com exoesqueleto quitinoso, corpo dividido em três segmentos (cabeçatórax e abdómen), três pares de patas articuladasolhos compostos e duas antenas.
Apesar destes insetos prejudiciais terem mais atenção, a maioria das espécies é benéfica para o homem ou para o meio ambiente. Muitos ajudam na polinização das plantas (como as vespasabelhas e borboletas) e evoluíram em conjunto com elas – a polinização é uma espécie de simbiose que dá às plantas a capacidade de se reproduzirem com mais eficiência, enquanto que os polinizadores ficam com o néctar e pólen. De fato, o declínio das populações de insetos polinizadores constitui um sério problema ambiental e há muitas espécies de insetos que são criados para esse fim perto de campos agrícolas.
Embora a maior parte das pessoas não saiba, provavelmente a maior utilidade dos insetos é que muitos deles são insectívoros, ou seja, alimentam-se de outros insetos, ajudando a manter o seu equilíbrio na natureza.
                Os trabalhos realizados no âmbito desta atividade foram registados e encontram-se em anexo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão