EBS do Vale do Âncora :: Projeto: "Em busca das ENERGIAS VERDES" :: Atividade 6 :: O moinho de vento

Os moinhos de vento assumiram, ao longo dos tempos, uma importância vital na Freguesia de Carreço e são, por ventura, os mais conhecidos. Estes resultam da evolução de uma comunidade, que em face da riqueza cerealífera local, utilizou a energia eólica, para moer os grãos de forma a transformá-lo em farinha. Os moinhos de ventos mais representativos localizam-se no lugar de Montedor, no monte do Facho (morro do Farol de Montedor) sobranceiros à corda litoral e a aproximadamente 8 km de Viana do Castelo. Estes moinhos estão actualmente recuperados: o do Petisco é propriedade particular mas foi restaurado e está em funcionamento, conseguindo inclusive moer milho. O do Marinheiro, foi reconstruído em 2002 e pertenceu à Casa do Marinheiro, tendo sido adquirido mais recentemente pela Câmara Municipal de Viana do Castelo. Tem velas trapezoidais de madeira, o que o torna único na Península Ibérica. Quanto ao moinho de Cima, também pertenceu à Casa do Marinheiro e tem gravada a data de 1835 na padieira da porta. Tinha as velas de pano. Hoje está transformado em Núcleo de Informação sobre os Moinhos, pela Câmara Municipal. 
Este texto foi recolhido no site da Junta de Freguesia de Carreço.
Hoje, dia 6 de janeiro de 2020, segunda-feira, pelas 10 horas, os alunos das turmas VA4A e VA4B, da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, visitaram o moinho do Petisco, um moinho de vento situado no lugar de Montedor, da freguesia de Carreço, concelho de Viana do Castelo, no âmbito do projeto: ”Em busca das ENERGIAS VERDES”.
Os alunos foram recebidos e acompanhados, em todo o momento, pelo Sr. Eugénio, um dos proprietários, que explicou, com todos os pormenores, os nomes e o funcionamento das várias partes que formam o moinho que existe há já muitos anos e sempre foi utilizado para moer milho.
Esta foi uma excelente oportunidade para conhecermos melhor a energia eólica, uma ENERGIA VERDE, ao dispor de todos nós. O nosso agradecimento ao Sr. Eugénio, pela simpatia e amor aos moinhos, e à Câmara Municipal de Caminha, pelo transporte.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão