EBS do Vale do Âncora – Projeto “UMMAR de Trabalhos” – Atividade 5 – A construção da masseira Sra. da Bonança
No dia 7 de março de 2019, ao início da tarde, decorreu a quinta atividade do Projeto “UMMAR de Trabalhos” que está a ser desenvolvido pelas turmas do 3.º ano, da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, num total de trinta e cinco alunos, sob orientação dos professores titulares Marília Rodrigues e António Garrido. Esta atividade visou o aprofundamento do conhecimento dos alunos sobre a construção naval e utilizou como base de trabalho um diário fotográfico da construção de um exemplar da masseira ancorense, projeto organizado pelo NUCEARTES (Núcleo de Estudos e Artes do Vale do Âncora), ao qual se associaram outras pessoas. O diário fotográfico, que suscitou uma enorme curiosidade por parte dos alunos, narra, em imagens, a história da construção de uma típica masseira ancorense, à qual foi dado o nome de Sra. da Bonança, e que decorreu entre os meses de agosto e setembro de 2014.
Os alunos ficaram a conhecer a carpintaria onde se realizou todo o trabalho, as grandes máquinas que foram necessárias para preparar a madeira, o tipo de madeira e as ferramentas utilizadas, a forma de unir as várias peças, as caraterísticas específicas da embarcação (a forma do casco, o leme, a vela, os remos, etc.) e como foi transportada para o Portinho, bem como a emoção de todas as pessoas que colaboraram no projeto no momento em que, pela primeira vez, o casco da Sra. da Bonança tocou nas águas do oceano Atlântico.
Os alunos ficaram ainda a conhecer a intervenção da Polícia Marítima no processo de legalização da embarcação. No final da apresentação do diário, foram inúmeras as questões levantadas pelos alunos, sinal da sua atenção e interesse.
Esta atividade foi especialmente enriquecedora na medida em que complementou a atividade três – Visita à Marina, à Doca Comercial e aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, permitindo aos alunos o aprofundamento dos seus conhecimentos relativamente à construção naval. Por último, fica o agradecimento e a admiração por todos quantos colaboraram e tornaram possível a construção da masseira Sra. da Bonança.
Para ver o diário fotográfico, clique aqui.
Comentários