A EB1 de VENADE LADO A LADO COM O RIO MINHO





No dia 8 de Abril, a EB1 de Venade fez uma visita de estudo ao Aquamuseu do Rio Minho que está localizado em Vila Nova de Cerveira. Nesta visita observámos o Aquário Público do Rio, o Museu das Pescas e o lontrário.
No Aquário Público do Rio está exposta a vida aquática dos biótopos mais característicos do rio Minho, dividida numa zona de nascente, zona intermédia e zona de estuário. Ao longo da vista podemos observar um percurso que simulava a descida do rio Minho, desde a nascente até à foz.
No lontrário, conhecemos duas lontras, uma algarvia e outra alentejana, ficámos a saber que esta espécie ainda está presente na bacia hidrográfica, mas em número reduzido.
No Museu das Pescas conhecemos algumas artes de pesca antigas e recentes (profissional e desportiva), observámos objectos relacionados com a pesca artesanal, maquetas de barcos e fotografias.
Após a visita, fizemos um piquenique no parque dos Castelinhos.
Regressámos a casa no navio N.R.P. "Rio Minho", que actualmente engloba apenas uma única unidade, é um tipo de lancha de fiscalização, em serviço na Marinha Portuguesa, vocacionada para a patrulha em águas fluviais. O navio foi especialmente concebido para actuação em águas pouco profundas e actua principalmente no rio que lhe dá o nome, fiscalizando a fronteira entre Portugal e Espanha. Além de podermos observar as maravilhosas margens que percorrem o leito do rio Minho, tivemos também a oportunidade de conhecer o interior do navio, de o conduzir e de questionar os magníficos profissionais que nele trabalham 24 horas por dia.
Esta experiência foi inesquecível. Não temos palavras para agradecer à Marinha Portuguesa a oportunidade que nos concedeu.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão