Vista de estudo à Valorminho


No dia 26 de Novembro, a E.B.1 de Dem, fez uma visita de estuda à Valorminho. Ficámos a saber que o nome da empresa significa valorização e tratamento de resíduos sólidos e que os resíduos dos concelhos de Melgaço, Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura e Caminha são depositados neste local.
A engenheira que nos guiou ao longo da visita explicou-nos que a empresa Suma transporta o lixo até à Valorminho, depois este é depositado num buraco especial (aterro sanitário). Este buraco é coberto no fundo por uma tela que impermeabiliza o solo, ou seja, impede que a água contaminada se infiltre no solo e provoque contaminação do mesmo e dos lençóis de água. Tem também tubos (dreno) que conduzem a água contaminada até à ETAR para ser tratada e os gases (biogás) produzidos pela decomposição dos lixos são sugados por um aspirador e vão ser queimados a 1100 graus para exterminar os gases poluentes. Quando o buraco fica cheio é coberto com uma tela que é tapada com terra e posteriormente são colocadas plantas.
Descobrimos que a Valorminho possui um Eco-Centro (onde é colocado o que pode ser reciclado e pode ficar ao ar livre, como por exemplo: pneus, madeira, vidro…) e uma estação de Triagem (onde é separado tudo o que é recolhido nos papelões e embalões por espécies, depois é tudo amassado e enfardado para mais tarde ser transportado para locais onde será reciclado).
A Valorminho possui uma ETAR com um sistema biológico de lamas activadas que só trata as águas do aterro. Esta é composta por: um tanque A1 que não deixa entrar o oxigénio; um tanque A2 onde as lamas (microrganismos que comem a sujidade da água) tratam a água; um decantador com 6 metros de profundidade e que no fundo tem um tubo que retira as lamas e as passa novamente para o tanque A2. As águas vão para outra ETAR onde terão um tratamento mais especifico. Há um laboratório onde se verifica se a quantidade de lamas é adequada, a esta análise chama-se Cofe e é executada num cone cofe, onde se mede a sedimentação da lama, o PH…
Adorámos esta visita de estudo, pois aumentámos os nossos conhecimentos e ficámos a perceber melhor o que acontece aos resíduos depois de os colocarmos nos bidões ou no Eco-ponto. Também ficámos orgulhosos de ver as telas que pintámos o ano lectivo transacto juntamente com os nossos colegas da E.B.1 de Venade no dia em que festejamos “O dia das Eco-Escolas” e mais orgulhosos ficámos em saber que o Sr. Director da Valorminho tinha escolhido uma delas para colocar na parede do seu escritório.
Trabalho escrito no Word por:
Eda -2º ano
Sílvia - 3º ano
Melanie - 4º ano
E.B.1 de DEM

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão