Visita à Tipografia Gráfica do Minho

No dia 27 de Outubro fomos visitar a tipografia “ A Gráfica do Minho”. O nosso objectivo principal para esta visita foi saber como funciona uma tipografia, visto que este ano lectivo a E.B.1 Dem vai fazer um jornal trimestral -“O Eco-Dem”.
Ficámos a saber que a Gráfica do Minho foi fundada no dia 2 de Julho de 1952, por Humberto Loureiro de Fonseca Lima e, que actualmente é gerida pelos seus netos Paulo Lima e Humberto Lima.
O gerente da tipografia mostrou-nos como esta evoluiu através dos tempos. Visualizámos as primeiras máquinas de composição e impressão manuais e nesta altura trabalhavam cerca de doze pessoas.
Como este meio é competitivo tiveram necessidade de mudar de instalações e para um equipamento de pré-impressão mais moderno. Dispõe neste momento de máquinas de offset e de acabamentos, entre as quais destacamos: computador onde se faz o impresso, corrige-se e fazem-se os fotolitos; máquinas de impressão de uma cor e de duas; máquina de lavagem das chapas; máquina de dobrar; máquina de agrafar; máquina de furar; máquina de picotar e máquina de cortar (guilhotina).
Neste momento a tipografia tem cinco operários: uma desenhadora gráfica, dois que trabalham com as máquinas de impressão, um que trabalha nos acabamentos e dois gerentes, todos residentes no concelho, excepto um.
Todas as máquinas existentes na tipografia são estrangeiras, de origem alemã e as tintas utilizadas na impressão são produzidas em Portugal.
Descobrimos que a Gráfica do Minho é amiga do meio ambiente, pois todos os resíduos que lá são produzidos são reciclados. Os restos de papel são vendidos a uma empresa que o reutiliza. As latas de tinta são depositadas em bidões e entregues a uma multinacional -“A Codisa” , que também as reutiliza.
Ficámos felizes por descobrir tantas coisas sobre um assunto que desconhecíamos mas, sobretudo por saber que esta empresa se preocupa, tal como nós, com o nosso amigo Meio Ambiente.
E.B.1 de DEM

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão