EB1 de Venade - Visita de Estudo a Viana do Castelo - 18.JUN.2008


Ontem passámos o dia inteiro em Viana do Castelo. Começámos o dia visitando a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, espaço líndíssimo próximo da foz do rio Lima (Lethes para os romanos), no centro da cidade. Fomos recebidos pela nossa guia que, depois de nos explicar o funcionamento da Biblioteca, nos levou a várias salas de trabalho e estudo.
Numa dessas salas de trabalho, conhecemos a Dra. Paula Costa, pessoa responsável pelos serviços da Biblioteca destinados às pessoas cegas ou que vêem mal. Também conhecemos a Lani, uma cadela da raça labrador que é muito amiga da sua dona, a Dra. Paula. Tão amiga que, os olhos da cadela são os olhos da sua dona pois, a Dra. Paula é cega e a Lani a sua cadela-guia. Com a Dra. Paula tivemos uma linda aula sobre o respeito pelo outro, sobretudo o respeito pelo outro que é diferente de nós. Vimos vários equipamentos electrónicos e informáticos destinados a possibilitar a leitura de livros a invisuais (pessoas cegas) ou que vêem muito mal, e também vimos livros escritos em braille.
De seguida, participámos numa "Hora do Conto", num espaço muito bonito e com uma história muito interessante.
Depois do almoço, passeámos pelo Estação Viana Shopping e saímos em direcção à estação de comboios de Viana do Castelo. Depois de tirarmos algumas fotografias e dos professores nos explicarem como funcionam as bilheteiras e onde se encontram os diferentes espaços da estação de comboios (cafetaria, quartos de banho, sala de espera, sala do chefe da estação, etc.), atravessámos da estação em direcção ao funicular de Santa Luzia, por uma passagem aérea. Depois de uma viagem de seiscentos e cinquenta metros (é o funicular que faz a viagem mais longa no nosso país) que demorou cerca de seis ou sete minutos, chegámos à Basílica de Santa Luzia, construída no início do século XX, copiada do Sacré Coeur de Monmartre, de Paris.
A Basílica de Santa Luzia é lindíssima e fez-nos sentir tão pequeninos à sua beira. Como a Basílica fica num local muito mais alto do que a cidade de Viana do Castelo, pudemos acompanhar a viagem do rio Lima quase desde Ponte de Lima. Este rio nasce no monte de Talarinho, na província espanhola de ourense, entra no nosso país na barragem do Alto Lindoso (Ponte da Barca e Arcos de Valdevez) e vem desaguar ao Oceano Atlântico junto à cidade de Viana do Castelo.
Depois de descermos de Santa Luzia, novamente utilizando o funicular, fomos comer um gelado (esta foi a parte doce da visita de estudo) e regressámos a Caminha de comboio. Alguns dos nossos colegas nunca tinham andado de comboio e outros já não andavam há muito tempo. Na estação da CP de Caminha, estava à nossa espera o autocarro da Câmara Municipal (que está sempre pronta a ajudar-nos) que nos levou de regresso à escola onde nos esperavam os nossos pais.
Nunca mais esqueceremos este dia nem o que sentimos, vivemos e aprendemos. Também nunca esqueceremos o cuidado e o carinho destas pessoas grandes que nos cuidam todos os dias (A Ana, a Fernanda, a Florinda, a Margarida, a Carla, a Fátima, a Florinda, a Marta e o Garrido).
É que, os amigos não se esquecem!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão