EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão
Celebrando o início do verão, no passado dia 21 de junho, durante a manhã, as turmas do 2.º ano de escolaridade (profs. Joana Silva e António Garrido), da EBS do Vale do Âncora, num total de 38 alunos, receberam a nova estação com uma caminhada mágica pelas margens do rio Âncora, com paragem e observação do projeto de reflorestação da mata nacional da Gelfa.
Aqui, foi possível verificar o crescimento das espécies plantadas pelos alunos num processo organizado pelo ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e Florestas).
De seguida, os alunos dirigiram-se à duna dos Caldeirões, na qual procederam a um novo registo do estado dos passadiços e das paliçadas, bem como da vegetação que, neste momento, existe em grande abundância – o estorno.
Este trabalho e esta visita à duna, a terceira desde o início do corrente ano letivo, enquadra-se no domínio de autonomia curricular (DAC) “Monitorização da duna dos Caldeirões”, desenvolvido durante todo o ano letivo e incorporado no roteiro educacional “@mar”, no projeto ESCOLA AZUL e no programa Eco-Escolas.
A terceira e última visita de monitorização contou com a presença do arq. Filipe Fernandes, da Câmara Municipal de Caminha, o qual, em plena duna, abordou o tema “Como proteger o ecossistema e conservar o cordão dunar”, tendo merecido a melhor atenção e interesse por parte de todos os alunos.
Finalizado este trabalho de monitorização da duna dos Caldeirões e com a imprescindível colaboração do arq. Filipe Fernandes, os alunos envolvidos foram confrontados com o fenómeno de destruição da duna (inverno de 2014) e as diversas condições ambientais que se reuniram para que tal acontecesse. De seguida, ficaram a conhecer as diferentes fases da reconstrução da duna, a qual integrou a areia retirada no desassoreamento do Portinho de Vila Praia de Âncora. Por último, nesta última sessão e com o mar em pano de fundo, os alunos foram alertados para os comportamentos a desenvolver para a preservação do cordão dunar e do ecossistema a ele associado.
Estamos certos de que, a duna dos Caldeirões foi, para todos os alunos que participaram neste DAC, a melhor sala de aula para o aprofundamento de conhecimentos sobre fenómenos naturais e a forma como a intervenção humana concorre para que esses fenómenos sejam mais ou menos severos, mais ou menos destrutivos. Foi também compreensível para todos os alunos que, sem a intervenção humana, a recuperação da duna dos Caldeirões poderia demorar muitos anos ou, eventualmente, nunca acontecer. Foi também percetível a relação de domínio que algumas espécies vegetais exercem sobre outras, as quais podem ser extintas e, dessa forma, ser posta em causa a biodiversidade e o natural equilíbrio entre espécies. Ficou, por último, muito claro para todos os alunos, o papel fundamental que cada um de nós deve desempenhar na defesa e proteção da Natureza.
O nosso agradecimento ao arq. Filipe Fernandes, por todos os conhecimentos que partilhou com os nossos alunos, e à Câmara Municipal de Caminha, na pessoa da vereadora Liliana Ribeiro, pela solidariedade imediata que demostrou assim que este DAC, ainda em projeto, lhe foi apresentado.
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