EBS do Vale do Âncora :: A Matemática e a Futura Horta Biológica da Escola-VA3B

Este ano letivo temos um espaço físico novo, novas instalações e espaços ao ar livre que vamos requalificar. Um desses espaços é um retângulo enorme, coberto de terra (sob) que será transformado numa linda e vistosa horta biológica. Mas como iremos fazer para dividir o espaço em 8 canteiros, um para cada turma do 1º ciclo? Alguns de nós foram com o professor Flamiano medir o comprimento desse espaço, como é muito grande usamos a fita métrica. As medidas que obtivemos foram as do esquema que apresentamos de seguida. 

Ah! Mas que grande problema! Afinal a nossa horta não terá a forma de um retângulo, pois o comprimento de 2 dos seus lados paralelos não é o mesmo. A confusão instalou-se… Afinal, qual é comprimento da nossa futura horta? Achamos melhor confirmar! Para tirar as nossa dúvidas, logo pela manhã, fomos todos confirmar as medições. Sabem o que concluímos? 

Hum… Afinal sempre parece que é um retângulo. Finalmente conseguimos! A nossa horta terá a forma de um retângulo. E qual será o seu perímetro? Agora com as medições todas corretas chegou a hora de descobrir a medida de cada canteiro, não nos podemos esquecer que teremos de dividir a nossa horta em 8 partes iguais. Ora, vamos lá pensar e executar. Ainda não sabemos dividir… então como vamos descobrir??? Ora muito fácil!!! Basta colocar tudo no visor da nossa calculadora. 

Cada canteiro terá o comprimento, aproximadamente, de 4,30 metros! 

Finalmente conseguimos!!! 
Veja através do vídeo como tudo decorreu.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão