EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita na primavera
Celebrando o início da primavera, as turmas dos 1.º e 2.º anos de escolaridade (profs. Sara Ascensão, Clementina Ribeiro, Joana Silva e António Garrido), da EBS do Vale do Âncora, num total de 90 alunos, receberam a estação das flores com uma viagem maravilhosa pelas margens do rio Âncora, com paragem e observação do projeto de reflorestação da mata nacional da Gelfa.
De seguida, os alunos dirigiram-se à duna dos Caldeirões, na qual procederam à monitorização do estado dos passadiços e das paliçadas, bem como da vegetação que, neste momento, existe em grande abundância – o estorno.
Este trabalho e esta visita à duna, a segunda desde o início do ano letivo, enquadra-se no desenvolvimento do domínio de autonomia curricular (DAC) “Monitorização da duna dos Caldeirões”, a desenvolver durante todo o ano letivo e incorporado no roteiro educacional “@mar”, no projeto ESCOLA AZUL e no programa Eco-Escolas, pelos alunos das turmas do segundo ano, e vem na sequência da sessão de trabalho orientada no passado dia 15 de março, durante a manhã, pelo arq. Filipe Fernandes, da Câmara Municipal de Caminha, subordinada ao tema “A destruição e reconstrução da duna dos Caldeirões”.
No âmbito do DAC e durante o 3.º período, as turmas do segundo ano realizarão uma última sessão de trabalho com o arq. Filipe Fernandes, subordinada ao tema “Como proteger o ecossistema e conservar o cordão dunar”, bem como a última visita de monitorização à duna, trabalhos de que, em devido tempo, vos daremos conta.
No final do ano letivo serão apresentadas as conclusões deste projeto.
Comentários