EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita na primavera


Celebrando o início da primavera, as turmas dos 1.º e 2.º anos de escolaridade (profs. Sara Ascensão, Clementina Ribeiro, Joana Silva e António Garrido), da EBS do Vale do Âncora, num total de 90 alunos, receberam a estação das flores com uma viagem maravilhosa pelas margens do rio Âncora, com paragem e observação do projeto de reflorestação da mata nacional da Gelfa.

 

De seguida, os alunos dirigiram-se à duna dos Caldeirões, na qual procederam à monitorização do estado dos passadiços e das paliçadas, bem como da vegetação que, neste momento, existe em grande abundância – o estorno. 
Este trabalho e esta visita à duna, a segunda desde o início do ano letivo, enquadra-se no desenvolvimento do domínio de autonomia curricular (DAC) “Monitorização da duna dos Caldeirões”, a desenvolver durante todo o ano letivo e incorporado no roteiro educacional “@mar”, no projeto ESCOLA AZUL e no programa Eco-Escolas, pelos alunos das turmas do segundo ano, e vem na sequência da sessão de trabalho orientada no passado dia 15 de março, durante a manhã, pelo arq. Filipe Fernandes, da Câmara Municipal de Caminha, subordinada ao tema “A destruição e reconstrução da duna dos Caldeirões”. 
No âmbito do DAC e durante o 3.º período, as turmas do segundo ano realizarão uma última sessão de trabalho com o arq. Filipe Fernandes, subordinada ao tema “Como proteger o ecossistema e conservar o cordão dunar”, bem como a última visita de monitorização à duna, trabalhos de que, em devido tempo, vos daremos conta. 
No final do ano letivo serão apresentadas as conclusões deste projeto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão