EBS do Vale do Âncora :: Dia Mundial da Rádio - Rádio e Paz

Hoje, dia 13 de fevereiro de 2023, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Rádio, organizada pela associação Ponte nas Ondas, parceira do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha há mais de 25 anos, alguns alunos das Escolas Básicas e Secundárias de Caminha e do Vale do Âncora, foram a Afife para aí participarem num programa de rádio que funcionou em rede com várias rádios do Norte de Portugal e da Galiza. O programa decorreu das 9:00 horas às 11:00 horas. Os alunos falaram dos seus projetos e do património da comunidade do Agrupamento. Foi o contributo do Agrupamento para o desígnio da UNESCO para este dia cujo tema é “Rádio e Paz”. 

 

O programa constou de uma entrevista a Richard Simas e recolhas de depoimentos de antigos pescadores de bacalhau, no âmbito do projeto “Memórias da Terra Nova”, dinamizado pelo 8.º ano da EBS do Vale do Âncora, um podcast dos alunos da turma VA2A que aconselharam os ouvintes para a adoção de atitudes para a sustentabilidade ambiental, de recolha do património de 4 freguesias do Concelho de Caminha, realizado por alunos do 6.º A da EBS de Caminha, e uma entrevista à poetisa Isabel Marouço orientada pela turma do 6.º C, da EBS de Caminha. Os alunos do 3.º ano da EBS do Vale do Âncora falaram dos seus projetos NEPSO: “Gaivotas em Terra, Problemas à Vista” e Sardinha de Abril, Vê-la e Deixá-la Ir”. Os alunos do 6.º B, da EBS do Vale do Âncora falaram sobre a sarração da Velha, anunciaram este evento para a Escola, no dia 17 de março, e mostraram o ambiente sonoro deste evento caraterístico de Afife. Até não faltou um testamento da “Velha” para o dia Mundial da Rádio e para a associação Ponte nas Ondas. 
   

  

  


Além da produção deste programa na Rádio Popular Afifense, o evento teve a cobertura da Porto Canal. Foi uma jornada muito proveitosa. Agradecemos a colaboração prestada pela Rádio Popular Afifense e pela Câmara Municipal de Caminha que procedeu ao transporte das crianças.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão