EBS do Vale do Âncora :: Dia de Reflorestar a Mata da Gelfa – VA1A e VA3B

No âmbito das duas semanas dedicadas à Floresta Autóctone, no dia 2 de dezembro, os alunos das turmas VA1A e VA3B acompanhados por alguns pais descolocaram-se até ao à Mata da Gelfa para levar a cabo a plantação de carvalhos (germinados de bolotas semeadas pelos alunos na escola no ano letivo transato) e de pinheiros mansos (germinados de pinhões semeados pelo saudoso professor Luciano Santos em sua casa, Riba de Âncora). 
Muitos ecossistemas em Portugal são gravemente afetados por espécies invasoras, sejam plantas ou animais, implicando perdas significativas a nível económico, impactos consideráveis na biodiversidade, alterações dos serviços dos ecossistemas e até problemas de saúde pública. Uma das atividades realizadas na Mata da Gelfa foi a remoção de uma dessas espécies invasoras, os chorões.
As florestas encerram uma grande biodiversidade, garantem o necessário equilíbrio ecológico e as mesmas cobrem cerca de 30% da superfície terrestre. 
Lembre-se que uma floresta demora dezenas e mesmo centenas de anos a formar-se. Quando destruímos uma floresta, estamos a destruir um ecossistema, assim como a biodiversidade. 
É urgente fazer, cada vez mais, esforços para a defender como uma valiosa fonte de riqueza natural! 
Não se esqueça: Se cada um de nós plantar pelo menos uma árvore durante a vida, estará a ajudar na conservação da vida no nosso planeta e a construir um futuro melhor. 
Na luta para salvar o planeta, todos podem participar. 
Nunca é cedo nem tarde demais 
para cada um fazer sua parte! 

A escola agradece a todos aqueles que fizeram este dia possível.

 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão