EBS do Vale do Âncora :: Turmas VA2A e VA2B :: Visita de estudo à Raiz da Terra


No desenvolvimento do domínio de autonomia curricular (DAC) “Monitorização da duna dos Caldeirões”, a desenvolver durante todo o ano letivo e incorporado no roteiro educacional “@mar”, no projeto ESCOLA AZUL e no programa Eco-Escolas, os alunos das turmas VA2A (prof. Joana Silva) e VA2B (prof. António Garrido), ambas da EBS do Vale do Âncora, realizaram, na manhã do dia 4 de novembro, uma visita de estudo à empresa Raiz da Terra, situada na freguesia de Vile, no nosso concelho, a qual produziu a vegetação colocada na duna, o estorno, num total de cerca de 200 mil plantas, e os biorolos que reforçaram as margens do rio Âncora. 

Nas instalações da empresa, os alunos foram recebidos e permanentemente acompanhados pelo seu proprietário, o engenheiro florestal José Augusto Martins, o qual, após um enquadramento inicial, conduziu os alunos ao espaço onde sete colaboradoras se encontravam a cortar pequenos brotes a partir das plantas-mãe, os quais se tornarão em plantas idênticas à mãe. Processo idêntico foi utilizado na produção do estorno para a duna dos Caldeirões. 


A pedido do eng. José Augusto, cada colaboradora rodeou-se de um pequeno grupo de alunos e explicou como realizar os cortes, convidando os alunos a realizarem a tarefa sob sua supervisão. De seguida, os alunos dirigiram-se a outro espaço da empresa onde puderam observar uma máquina que, controlada pelo seu operador, produzia pequenos vasos de papel (paperpots) já cheios com a matéria orgânica que iria receber os pequenos pés das plantas para o seu enraizamento (desenvolvimento das raízes que atravessam o papel). 


Terminada a observação desta fase, o eng. José Augusto levou os alunos para uma gigantesca estufa, uma das muitas que a empresa possui, na qual, um conjunto de colaboradoras se encontrava a colocar os pequenos pés das plantas nos paperpots, tarefa esta que os alunos foram também convidados a realizar. 



Os alunos puderam observar plantas já em fase adiantada de enraizamento, as quais se encontravam espalhadas pela estufa, a qual, pelas suas caraterísticas controladas de luz, temperatura e humidade, potencia o seu desenvolvimento.

   

O eng. José Augusto explicou que nas estufas há um controlo biológico das pragas que poderiam atacar as plantas. O objetivo do controle biológico é controlar as pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso dos seus inimigos naturais, que podem ser outros insetos benéficos, predadores e microrganismos, como fungos, vírus e bactérias. Concluída a visita, o eng. José Augusto ofereceu duas plantas a cada aluno, em diferentes fases de desenvolvimento, bem como dois arranjos florais para as nossas salas. 


Esta visita de estudo proporcionou aos alunos um conjunto muito significativo de conhecimentos a partir do contacto direto com as plantas e com as suas fases de desenvolvimento. Permitiu ainda que compreendessem que esta atividade agrícola dá emprego a muitos trabalhadores (a Raiz da Terra emprega cerca de setenta trabalhadores) e é amiga do ambiente. O nosso agradecimento à Raiz da Terra, na pessoa do eng. José Augusto Martins, por nos ter recebido e partilhado o seu conhecimento, e à Câmara Municipal de Caminha que nos disponibilizou o transporte.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão