EBS do Vale do Âncora :: VA2B :: Dia Mundial de Combate ao Bullying


Celebrando-se hoje, dia 20 de outubro, o Dia Mundial de Combate ao Bullying, a turma VA2B da EBS do Vale do Âncora, decidiu, não só aprofundar conhecimentos sobre o bullying e as suas consequências, como divulgar junto das(os) colegas de outras turmas a mensagem “STOP Bullying”. 

O bullying corresponde a um comportamento intencionalmente agressivo, violento e humilhante, que envolve um desequilíbrio de poder: as crianças que fazem bullying usam o seu poder (a sua força física ou o acesso a alguma informação constrangedora, por exemplo) para controlar e prejudicar outras crianças. É um comportamento repetido ao longo do tempo, que acontece mais do que uma vez. 
Assim, na sala de aula, os trabalhos começaram com a visualização de um filme de animação, muito interessante, produzido na Facultad de Comunicación, da Universidad de Las Américas. Finalizado o filme, abriu-se o período de discussão e foi possível verificar que o impacto das imagens foi forte. Fizeram-se muitas perguntas e encontraram-se muitas respostas. Diversos alunos e alunas se sentiram incomodados porque se reviram nas personagens do filme.

              

Terminado este primeiro momento, e após pesquisa, foi selecionada a mensagem “STOP Bullying” que foi impressa e recortada para, no intervalo seguinte, ser distribuída na sala de alunos aos colegas das outras turmas, dando, deste modo, lugar a uma troca de impressões sobre o tema. Estas conversas, posteriormente partilhadas na sala de aula, mostraram como foram diferentes as reações dos interlocutores, as quais foram desde o maior interesse, ao rasgar imediatamente o papel distribuído em tom de ameaça para com o “mensageiro”. 



A atividade concluiu com o jogo “Pedra, Papel, Tesoura”, o qual, sendo um jogo divertido, é também uma forma de fazer escolhas e de resolver conflitos de forma pacífica. O jogo transformou-se em filme de animação no qual a pedra, o papel e a tesoura, eram alunos de uma escola e sofriam com o bullying. Naturalmente, a solução para o problema foi a solidariedade e fazer frente aos bullys.

              
Se o problema se resolveu? 
Não! 
Se nós fizemos o que estava nas nossas mãos fazer? 
Sim, fizemos! 
Se o que fizemos foi o suficiente? 
Não, não foi! 
Mas não fizemos de conta que o problema não era nosso!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

O 25 de Abril na nossa Escola