EBS do Vale do Âncora – A Desfolhada

 


As tradições são parte importante na identidade e na cultura de um povo. Preservar as memórias das festividades ajuda a valorizar a nossa identidade coletiva. Apesar de já ser uma tarefa agrícola muito rara no nosso país, a Desfolhada é uma memória que urge manter. No dia 4 de outubro, durante a manhã, a EBS do Vale do Âncora recuperou estas memórias e esta tradição. Nesta atividade participaram todas as turmas do 1CEB, bem como os alunos das duas turmas da EB1 de Âncora. 

Ao som do acordeão da Marisa, os alunos dispuseram-se em redor do monte de plantas de milho e fizeram a desfolhada, separando as camisas das maçarocas. No fim, como "recompensa" do trabalho árduo, provaram broa com mel, ambos caseiros. Tradicionalmente, mais que uma obrigação, a Desfolhada era um momento de festa e diversão. 



Realizada à noite, a Desfolhada ou escamisada consistia no ato de retirar a palha ou folhelho à maçaroca, utilizando um “esfolhador” feito de ferro, osso ou madeira. Depois de ceifado, o milho era levado para a eira do agricultor que convidava familiares, vizinhos e amigos para o trabalho de descamisar. Criava-se, assim, um momento não só de trabalho, mas de convívio entre todos, com cantares e danças ao som da concertina, da viola e do cavaquinho. Terminada a desfolhada, o agricultor oferecia aos convidados uma merenda rica e dava início ao bailarico, que durava, por vezes, até ao nascer do sol. 
À Desfolhada estava, também, associado um ritual: quando alguém encontrasse o milho-rei (maçaroca com os grãos vermelhos), todos os participantes gritavam “milho-rei”. Se fosse encontrado por uma rapariga, dava um beijo a todos os presentes, se fosse por um rapaz, dava um abraço ou podia escolher a rapariga a quem dava o beijo. 
Esta é uma das manifestações que quase desapareceram da vida rural, mantendo-se viva, apenas, nas memórias dos mais antigos. É essencial preservar e valorizar o nosso património sociocultural e é, por essa razão, que não deixámos de assinalar a Desfolhada na nossa escola.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão