EBS do Vale do Âncora – Turma VA2B – Em busca de sinais d’outono


No passado dia 23 de setembro, no hemisfério norte, celebrámos o fim do verão e a chegada do outono (o equinócio do outono). A Natureza começa assim a mostrar sinais desta passagem, num ciclo que se repete desde o princípio dos tempos, mas que, na atualidade, se vê transformado pelas alterações climáticas resultantes do aquecimento global do nosso planeta. 

A turma VA2B, da EBS do Vale do Âncora, resolveu enfrentar o desafio de procurar sinais d’outono e partiu à aventura na manhã deste dia 23 que nasceu marcado por nuvens espessas, elas mesmas sinais da nova estação. Com o passar das horas, essas nuvens, ameaçadas pela luz e pelo calor do poderoso Sol, deram lugar a um azul de céu maravilhoso que fez companhia durante toda a jornada. Uma vez que a tarefa não era fácil, os alunos muniram-se da maior atenção para fazerem uma observação cuidada do meio envolvente. Até o rio Âncora se associou, trazendo, nas suas águas calmas e cristalinas, milhares de folhas que, como sinal d’outono, tinham abandonado as suas árvores-mãe trazidas pelo vento até, mansamente, pousarem na superfície das águas deste rio que nos dá nome. 





Naturalmente e com tanto empenho e ajuda, depressa foram identificados sinais d’outono. Não há melhor livro para se aprender sobre a Natureza do que ela mesma. Este contacto direto leva-nos a aprofundar conhecimentos, a compreender as razões e a respeitar as regras do mundo natural. E, melhores conhecedores que ficámos, aumentou em nós o respeito e a necessidade de proteção deste planeta que nos acolhe e diariamente sofre com os descuidos e o egoísmo dos seres humanos. 
 AECC – EBSVA – Profs. António Garrido e Flamiano Martins

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão