EBS do Vale do Âncora :: Os fascinantes segredos que se escondem em bolhas coloridas de sabão – VA2B

O verão entrou com toda a força e o sol quentinho e o ar morno e perfumado convidam a fazer algo mágico! Esta é a altura de as crianças estarem mais ativos. E que melhor forma de os motivar para brincar, do que a promessa de fazerem bolas de sabão? A mãe do Rodrigo da turma VA2B, Sra. Olga, veio à nossa escola para promover uma manhã cheia de maravilhosas bolas de sabão. Adoramos esta visita e agradecemos-lhe com um grande abraço. 

Se calhar não é só às crianças que as bolas de sabão gigantes vão apelar. Temos a certeza que todos vão também querer experimentar. Ora vejam…

 

Sabiam que… As bolhas de sabão são uma diversão para as crianças. E encantam muita gente. Mas, para pesquisadores, são ferramentas incrivelmente poderosas que estão expandindo o horizonte da ciência. Apesar de puras e fabricadas a partir das substâncias muito simples (sabão, ar e água), elas estão repletas de segredos e surpresas. É por isso que fascinam os cientistas há séculos. "Faça uma bolha de sabão e observe. Você pode estudá-la a vida inteira e terá uma aula de física após a outra", afirmou o renomado físico britânico do século 19, Lord Kelvin. 

A beleza das bolhas de sabão tem sido descrita através dos tempos por meio de pinturas de famosos artistas como Murillo, Chardin, Hamilton, Manet e Millais. Entretanto, o estudo científico deste fenómeno vem desde o século XV, em que cientistas se concentravam em dois campos de estudos relacionados às bolhas de sabão. O primeiro se tratava dos fenómenos físicos, químicos e biológicos que estudavam as características das bolhas, enquanto o segundo grupo utilizavam as bolhas em problemas matemáticos que requeriam a minimização das superfícies. No século XIX, o físico belga Joseph Plateau mostrou que a solução de tais problemas matemáticos poderia ser produzida experimentalmente utilizando-se uma montagem de uma figura de arames e água com sabão que, quando a figura era imersa no líquido, formava-se um filme de sabão que corresponde à superfície mínima.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão