EBS do Vale do Âncora :: O Caminho da Cegonha – em harmonia com a Natureza

No passado dia 22 de junho, durante a tarde, os dezoito alunos da turma VA1B da EBS do Vale do Âncora, Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha, acompanhados pelos docentes António Garrido, professor titular, e Flamiano Martins, coordenador da escola, percorreram a pé o Caminho da Cegonha, passaram pelo moinho de água que lá se encontra e chegaram à ponte da Torre, a qual liga as margens do rio Âncora. Aqui puderam observar o rio, tanto para montante como para jusante, verificando que o leito do mesmo se encontra ocupado por vegetação em grande quantidade. De seguida, passaram junto à Casa da Torre, de arquitetura tradicional minhota de finais do séc. XVIII, e, por campos de erva alta animada pela brisa, dirigiram-se ao Enchão, local belíssimo em que uma pequena cascata fazia sussurrar as águas do rio Âncora. Após desfrutar de uns momentos de verdadeira paz de espírito e passando junto às instalações do jardim de infância de Âncora, dirigiram-se ao Paço, um dos locais mais emblemáticos do rio Âncora. Aqui, a imponente queda de água fazia cantar alto o rio Âncora, o qual, após a queda violenta, retomava a sua mansidão habitual. No regresso pelo mesmo caminho da ida, os alunos foram presenteados com a observação de uma pequena cobra-rateira, a qual rapidamente se embrenhou na floresta próxima, preocupada que estava em encontrar a sua próxima refeição. 
Pelo caminho, quer de ida, quer de regresso, os alunos observaram a sinalização do Caminho de Santiago (Caminho Português da Costa) e cruzaram-se com diversos peregrinos a quem desejaram “bom caminho”. Verificaram ainda que, ao longo do percurso realizado, se encontra lixo, o qual constitui aos seus olhos um verdadeiro atentado ambiental. Sensibilizados para este problema, os alunos darão dele conta na Assembleia de Alunos do programa Eco-Escolas, a realizar em data próxima, e proporão que se encontrem formas de sensibilizar os caminheiros. 
Esta jornada, marcada por uma profunda harmonia com a Natureza, permitiu aos alunos conhecerem melhor a fauna e flora existentes nas margens do rio Âncora, bem como alguns dos locais paradisíacos por onde corre este rio que nos dá nome. Permitiu ainda ficar a conhecer o Caminho de Santiago e os seus peregrinos. Permitiu, por último, reforçar a consciência de que devemos reduzir a nossa pegada ambiental por forma a protegermos este planeta que é a nossa casa comum.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão