EBS do Vale do Âncora - Projeto NEPSO/DAC - Gaivotas em terra problemas à vista - VA2A e VA2B

Fundação Vox Populi - “Entrevistar alguém é uma forma de perceber o que os outros pensam e sentem acerca dos seus mundos. Podemos compreender fenómenos e reconstruir acontecimentos em que nós não participamos. Através do que ouvimos e aprendemos podemos alargar o nosso espectro intelectual e emocional através do tempo da classe social, do sexo, da raça ou das divisões geográficas.” 

O que é entrevistar? 
• Entrevistar é antes de mais criar uma relação de cumplicidade e colaboração – em que o entrevistador necessita de informação que o entrevistado possui (às vezes até sem o saber conscientemente) e se disponibiliza a fornecer, – e em que o entrevistado valoriza a oportunidade de ser escutado e de contribuir para decisões que, muitas vezes, o transcendem e englobam. 

• Entrevistar, no âmbito de um estudo qualitativo é conseguir olhar, claramente, para um determinado tema, através dos olhos de outra(s) pessoa(s). 

• Esse quadro é obtido peça a peça, ideia a ideia, num evoluir em que se vai seguindo o entrevistado e voltando atrás, para esclarecer ideias menos claras, sempre que isso não quebre o ritmo da conversa. 

Aqui deixamos três pequenos vídeos que revelam como estão a decorrer as últimas fases do projeto.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão