EBS do Vale do Âncora :: VA1B :: "A Maior Flor do Mundo", de José Saramago

“As histórias para crianças devem ser escritas com palavras muito simples, porque as crianças, sendo pequenas, sabem poucas palavras e não gostam de usá-las complicadas.” A Maior Flor do Mundo, de José Saramago. 

A programação da IV FESTA DO LIVRO DE CAMINHA, a decorrer entre os dias 9 e 14 de maio de 2022, numa organização da Câmara Municipal de Caminha e do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha, incluiu, entre muitas outras propostas, uma animação infantil a partir da obra, de José Saramago, “A Maior Flor do Mundo”. A turma VA1B da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora viu, nesta proposta, uma oportunidade excelente de que a obra se tornasse significativa junto dos alunos, de dar a conhecer o seu autor como escritor maior da nossa Língua e de proporcionar ao livro e à palavra o espaço ímpar que devem ocupar no processo educativo. Assim e no âmbito das competências digitais, a turma pesquisou e ficou a conhecer mais sobre José Saramago, a sua vida e obra. 
  

Na visita semanal à biblioteca escolar, o livro “A Maior Flor do Mundo” andou de mão em mão e as suas palavras e as suas ilustrações (de João Caetano) deram lugar à magia que acontece quando o livro ganha vida na imaginação de quem o lê e de quem o escuta. 

Através da plataforma Vimeo e novamente desenvolvendo competências digitais, a turma visualizou a curta-metragem de animação “A Flor Mais Grande do Mundo”, a partir da obra de José Saramago, produzida pela Continental Animation com a colaboração da Xunta de Galicia, o Ministério da Cultura espanhol e a autarquia de Ferrol, a qual foi nomeada para os prémios Goya 2007. Esta curta-metragem tem a particularidade de integrar a personagem e a voz do próprio José Saramago. 

No contexto da disciplina de Artes Visuais, a turma produziu um mural dedicado à obra estudada e ao seu autor, o qual permanecerá em exposição, junto à sala de aula, até ao final do ano letivo. 
  

Encerrando este ciclo de estudos sobre José Saramago e a sua obra “A Maior Flor do Mundo”, e integrada na programação da IV FESTA DO LIVRO DE CAMINHA, a turma assistiu a uma animação infantil sobre a obra, apresentada pela companhia de teatro Krisálida na manhã do dia 12 de maio, passado, no espaço exterior da Ludoteca de Vila Praia de Âncora. 

Ouvindo as crianças falar sobre a forma como “A Maior Flor do Mundo” e José Saramago entraram nas suas vidas, é fácil concluir que o contacto foi tão significativo que produzirá efeitos duradouros. O mais importante desses efeitos, para estas crianças de seis e sete anos, será seguramente uma paixão muito especial pela palavra, pelos livros e pela leitura, paixão essa que, acompanhando-os ao longo da vida, lhes abrirá as portas da cultura, do conhecimento e da consciência crítica, pressupostos, todos, indispensáveis à formação de uma cidadania ativa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão