Acolhimento de aluno de nacionalidade ucraniana -  turma M3 da EB1 de Cruzeiro (Moledo)

 

Foi no passado dia 29 de março, que a EB1 de Cruzeiro – Moledo acolheu com todo o carinho um aluno de nacionalidade ucraniana.

Toda a comunidade escolar recebeu de braços abertos o Tykhon. Todos se demonstraram muito afetuosos, compreensivos e recetivos à multiculturalidade, tentando integrar a criança de forma a dar uma resposta positiva para que esta transição seja o menos penosa e dura possível.





No que concerne ao processo de ensino aprendizagem, no primeiro dia em que o aluno chegou à escola, foram dinamizadas várias atividades de acolhimento e integração. Das várias atividades realizadas de partilha de culturas, destacam-se a audição e entoação do hino nacional português e ucraniano; a pintura das bandeiras dos dois países; a exploração do alfabeto português e ucraniano (uma das variações nacionais da escrita cirílica); entre outras. A docente titular de turma criou, de imediato, o cantinho do português-ucraniano com imagens e o vocabulário básico, de forma a ir trabalhando com o aluno.








Notou-se a curiosidade dos alunos em saber mais sobre a cultura ucraniana e o mesmo se passou por parte do menino ucraniano. A partilha, quer através de imagens, quer através do diálogo, foi muito profícua.

Na hora do intervalo, o Tykhon socializou, de imediato, com os meninos da turma em que está inserido, tendo-se divertido muito. Parecia, até, que estava com a turma desde sempre. A língua, em momento algum, demonstrou ser entrave (com o pouco da língua inglesa que os alunos dominam e com uma aplicação do tradutor no telemóvel da professora tudo se resolve).

A rápida integração na escola levou a que o aluno pedisse à sua mãe que no dia seguinte queria ficar o dia todo.

Estamos muito felizes em saber que podemos fazer a diferença, cuidando e acarinhando estas crianças, de forma a contribuir para minimizar (um pouquinho) o sofrimento destas famílias!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão