EBS do Vale do Âncora :: Caminhada da primavera

No dia 21 de marco de 2022, segunda-feira, divididos entre a manhã e a tarde, os alunos do 1CEB da EBS do Vale do Âncora, Vila Praia de Âncora, acompanhados pelos seus professores, realizaram a caminhada da primavera, estação que teve o seu início às 15:33 horas, do dia 20 de março, passado.

Com o pretexto maior de celebrar o início da estação das flores e durante todo o trajeto, os alunos foram convidados a dar atenção às transformações visíveis na Natureza, às espécies animais e vegetais presentes, e à interação entre a espécie humana e o ambiente natural, bem como às consequências da mesma. 


A caminhada levou os alunos à Mata Nacional da Gelfa, Âncora, permitindo-lhes acompanhar o crescimento das espécies que os próprios plantaram em 23 de novembro do ano passado, projeto pedagógico integrado na reflorestação deste espaço.

Por último, os alunos visitaram a recentemente reconstruída duna dos Caldeirões, a qual recebeu e acomodou toda a areia retirada no processo de desassoreamento do porto de mar de Vila Praia de Âncora, o Portinho. Neste local, os alunos foram sensibilizados para a importância de proteger as dunas, não saindo dos passadiços disponíveis e não destruindo a vegetação colocada - o estorno -, cuja função é precisamente ajudar à fixação da areia. 


Esta atividade, de uma enorme riqueza multidisciplinar, aproximou os alunos da Natureza e procurou levá-los a compreender a importância de respeitar todas as espécies animais e vegetais, entre as quais se incluem os seres humanos, na busca de um equilíbrio entre a criteriosa exploração dos recursos naturais disponíveis e a salvaguarda da vida deste planeta que é a nossa Casa Comum.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão