EBS de Vale do Âncora - As turmas do 2º ano assinalaram o Dia Mundial da Bolota

Dando continuidade às atividades no âmbito do Programa Eco- Escolas, as turmas do 2º ano na EBS do Vale do Âncora comemoraram o Dia Mundial da Bolota, assinalado no dia 10 de novembro. Este dia tem como objetivo consciencializar a população para a destruição da floresta autóctone em Portugal, que é constituída principalmente por carvalhos, e mostrar algumas possibilidades para a inclusão da bolota na alimentação do Homem. Os alunos prepararam umas deliciosas bolachas com farinha de bolota que foram provadas e aprovadas. A bolota é um alimento muito especial e esquecido. A recuperação dos costumes dos nossos antepassados no que se refere ao consumo de bolota permite dignificar o nosso património cultural. 
Para os mais curiosos deixamos a receita: 

Bolachas de farinha de bolota 

Ingredientes: 
-100g de farinha de trigo, -75g de farinha de bolota, -45g de açúcar mascavado, -45g de manteiga sem sal à temperatura ambiente, -Raspas de ½ laranja, -45g de água, à temperatura ambiente. 

Modo de preparação: 
Pré-aquecer o forno a 160ºC. Juntar todos os ingredientes e amassar com as mãos até obter uma massa completamente ligada e homogénea. Caso seja necessário, adicionar um pouco mais de água. Numa superfície ligeiramente enfarinhada, esticar a massa com um rolo até obter uma espessura de cerca de 5mm e cortar as bolachas do formato que desejar ou moldar com as mãos. Levar ao forno por cerca de 15 minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer por completo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão