EBS do Vale do Âncora - Turmas VA1A e VA1B - @mar - DAC "Do mar à mesa" - o peixe-espada-preto


No desenvolvimento do domínio de autonomia curricular “Do mar à mesa” incorporado no roteiro educacional “@mar” e uma vez que o peixe-espada-preto integra frequentemente as ementas semanais do nosso refeitório, nos passados dias 18 a 20 de outubro, segunda a quarta-feira, os alunos das turmas VA1A e VA1B, da EBS do Vale do Âncora, orientados pelos docentes António Garrido e Joana Silva, aprofundaram o seu conhecimento sobre a captura, a conservação, a preparação e a confeção da espécie até à sua chegada à nossa mesa. 
No contexto do desenvolvimento das competências digitais, os alunos pesquisaram no YouTube um filme que documentasse a captura do peixe-espada-preto e encontraram um breve, mas ilustrativo documentário, realizado por Paulo Henriques, sobre a pesca desta espécie na Madeira. 
Explorado o documentário e na tarde de segunda-feira, sob orientação da chefe de cozinha D. Sofia Franco, os alunos verificaram as embalagens em que, congelado, o peixe-espada-preto chega às arcas frigoríficas da nossa cozinha. Na sua presença, foi aberta uma embalagem de cartão que, no interior, trazia um saco plástico no qual vinha um grande número de postas de peixe congelado. A grande surpresa foi que o peixe-espada-preto afinal era branco! A D. Sofia explicou que, antes de ser congelado, eram retiradas a pele preta e as vísceras, razão pela qual o peixe era branco. As postas foram colocadas num recipiente e deu-se início ao processo de descongelação. 
Na manhã do dia seguinte, terça-feira, os alunos voltaram à cozinha para verificarem o estado em que se encontravam as postas de peixe e para acompanharem o seu tempero apenas com sal e sumo de limão. 
Na quarta-feira, de manhã, uma nova visita à cozinha permitiu observar a colocação das postas de peixe em tabuleiros que, após ser adicionado azeite, entraram para o forno onde se deu início à sua confeção. 
À hora do almoço de quarta-feira, aconteceu o momento de degustar o peixe-espada-preto, ao qual mãos carinhosas tinham retirado as espinhas. A acompanhar o peixe estava a batata cozida e uma salada colorida. Um pouco como o bacalhau em Portugal continental, onde dizem que existem 1000 formas de o preparar, assim é o peixe-espada (a espada) na Madeira! 
Invulgarmente rico ao nível de saberes muito diversificados, este segundo momento do DAC “Do mar à mesa” representou também a valorização de uma valência fundamental do nosso Agrupamento e da nossa escola – a alimentação proporcionada aos nossos alunos, bem como do profissionalismo e empenho incomparável das nossas assistentes responsáveis por este setor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão