EBS do Vale do Âncora - projeto “Por um mar sem lixo”

O projeto “Por um mar sem lixo” resultou da ponte estabelecida pelo programa Escola Segura, da Guarda Nacional Republicana, entre a Associação Portuguesa do Lixo Marinho (https://www.aplixomarinho.org) e a Câmara Municipal de Caminha que convidou os estabelecimentos de ensino. A Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora (EBSVA) aceitou o desafio. 

No dia 23 de junho, as cinco turmas do primeiro ciclo do Ensino Básico da EBSVA, num total de 109 alunos, assistiram a uma sessão, via zoom, orientada por Filipa Bessa, da Associação Portuguesa do Lixo Marinho, na qual foram sensibilizados para a problemática do lixo marinho. 



No dia 24 de junho de 2021, durante a manhã, os alunos das cinco turmas envolvidas realizaram uma ação de limpeza da orla costeira numa área a norte do Portinho, em Vila Praia de Âncora, recolhendo toda a espécie de plásticos. 

Finalizada a recolha e regressadas ao estabelecimento de ensino, as várias turmas procederam à análise, categorização e contagem dos diversos materiais recolhidos e ao lançamento desses dados na base de dados nacional. 

A participação neste projeto permitiu aos nossos alunos tomarem consciência da problemática do lixo marinho, confirmando que os resíduos que mais se encontram nas praias europeias são beatas (pontas de cigarro), palhinhas, cotonetes, sacos, talheres, copos ou embalagens para alimentos - quase sempre descartáveis -, redes, cordas, boias e outros apetrechos de pesca, bem como um sem-número de outros objetos. A poluição marinha é o flagelo do litoral. Todos os anos, entram nos oceanos cerca de oito milhões de toneladas de resíduos e 80% destes resíduos são feitos de plástico. Pretendemos, assim, associar-nos também à União Europeia e contribuir para o objetivo fixado pelo Plano de Biodiversidade de "zero plásticos no mar até 2025".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão