EBS do Vale do Âncora :: Sementeira de 3000 bolotas na mata da Gelfa, Âncora


A EBS do Vale do Âncora há já longos anos que desenvolve projetos de âmbito ambiental, nomeadamente ações relacionadas com a floresta. Este ano e no âmbito do Dia Internacional da Floresta Autóctone, a Escola desenvolveu um projeto de sementeira de bolotas tendo, para isso, as turmas VA1, VA2 e 5.º A, recolhido mais de 3.000 bolotas. 


A sementeira foi realizada por todas as turmas do 1.º ciclo, 5.º A, 5.º B e Jardim de Infância de Vila Praia de Âncora, no dia 2 de dezembro, das 14.00 às 15:30 horas, após um percurso a pé que permitiu aos alunos passarem pelo lindíssimo "Passeio Francisco Sampaio" até à Mata da Gelfa. Este projeto está integrado noutros projetos como o Programa Eco-Escolas, School4all, “(A)braços de Mar” (tema abrangente da EBS), “Conhecer o Rio Âncora” (Projeto do 1.º e 2.º ano), “Agrupamento Entre Rios”, “Da Serra d’Arga ao Mar” (2 projetos do 2.º ciclo da EBS) e “La Gran Bellotada Ibérica” (projeto ibérico: http://lagranbellotadaiberica.org/) que tem como objetivo semear 25 milhões de bolotas na Península Ibérica. O Instituto de Conservação da Natureza (ICNF) foi contactado, deu autorização para se semearem as 3000 bolotas e esteve presente na Mata da Gelfa. Esta ação inspirou-se também em duas obras literárias já conhecidas dos alunos: “O Homem que Plantava Árvores”, de Jean Giono, e “O Jaime e as Bolotas”, de Inés Vilpi e Tim Bowley. A sementeira foi realizada da forma como o faz o gaio comum (garrulus glandarius), uma ave das nossas florestas que é um incansável semeador de bolotas. Assim, cada aluno e com a própria mão, fez uma pequena cova onde depositou a bolota deitada, tapando-a, de seguida, com um pouco de terra. 


Finalizada a sementeira, era notória a alegria e a satisfação de todos os alunos pela consciência da importância do trabalho desenvolvido para a preservação da biodiversidade no nosso planeta.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão