EBS do Vale do Âncora :: Creactivity Bus :: 16122019

Hoje, dia 16 de dezembro, ao final da manhã, os alunos das turmas VA4A e VA4B, da EBS do Vale do Âncora, acompanhados pelos professores António Garrido e Marília Rodrigues, e pela assistente Isabel Lagoa, visitaram o “Creactivity Bus”, um autocarro transformado em espaço de criatividade e que se encontrava estacionado na Av. Dr. Ramos Pereira, junto ao parque infantil, em Vila Praia de Âncora, atividade só possível pelo patrocínio da Câmara Municipal de Caminha.

                   

O “Creactivity” (um programa EduCaixa) é um espaço concebido para despertar a engenhosidade, a destreza e a criatividade das crianças. Ganha vida dentro de um autocarro que se converte numa unidade móvel totalmente adaptada para facilitar o acesso e a participação das pessoas com mobilidade reduzida ao longo da atividade. O veículo está equipado por dentro com bancos, mesas de trabalho e diversas provas para os alunos realizarem. O espaço possui diferentes áreas para implementar diferentes habilidades: a área da Mecânica, com espaços para engrenagens, mecanismos, mármores e máquinas de pinball; a área do vento, com tubos de vento; a área da Eletricidade; e a área da Luz, com o sistema de stop motion. Caracterizado pela sua componente lúdica e colaborativa, o espaço permite a pesquisa com materiais, o planeamento, a criação de novos desenhos, o uso de materiais comuns e a utilização de novas funções, através de propostas abertas e interdisciplinares que englobam a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática. Outras competências mais transversais também estão a ser trabalhadas, como os hábitos de aprendizagem cooperativa, o autoconhecimento para a aprendizagem e a criação e realização de projetos.
O sistema de aprendizagem “Creactivity” é inspirado no movimento Tinkering do Exploratorium de São Francisco, nascido do movimento Maker (ou Making), que combina tecnologias digitais e físicas para o design criativo, a construção e a personalização de objetos e artefactos com finalidade lúdica ou utilitária. Tudo isto foi disponibilizado aos nossos alunos e assim se prepara a próxima geração de criativos para a busca das melhores soluções para os graves problemas que afetam a Humanidade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão