EBS do Vale do Âncora :: Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2019 :: "MUDE OS SEUS HÁBITOS. REDUZA OS SEUS RESÍDUOS!"

20192019201920192019201920192019

No âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2019 (EWWR) e através de uma parceria estabelecida entre o Município de Caminha e a Luságua, Serviços Ambientais, SA, os alunos do Primeiro Ciclo da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, repartidos em duas sessões, participaram no dia 21 de novembro de 2019, durante a manhã, numa palestra subordinada ao tema "MUDE OS SEUS HÁBITOS. REDUZA OS SEUS RESÍDUOS!", onde foram discutidos diversos temas relacionados com a prevenção de resíduos. 

A sessão que durou cerca de uma hora, contou com o maior interesse e atenção por parte dos alunos que foram encorajados a levantarem questões e a partilharem as suas experiências e as das suas famílias, no âmbito da redução de resíduos. 

Ideias para o seu dia a dia: Prevenir os Resíduos e Reduzir o Desperdício (A partir do site da Agência Portuguesa do Ambiente – APA) Descubra algumas ações concretas para Prevenir a Produção de Resíduos que pode praticar no seu dia a dia. 

1. Em casa 
Opte por lâmpadas de baixo consumo - uma lâmpada de baixo consumo gasta 80% menos de eletricidade e a sua duração de vida é entre 6 a 8 vezes superior! 
Opte por produtos de longa duração e não descartáveis - criam muito menos resíduos! Alguns exemplos: panos de limpeza em tecido, lâminas de barbear recarregáveis, chávenas, canetas com recargas, pilhas recarregáveis, etc. 
Antes de se ver livre de um objeto, procure na sua zona as associações de reutilização que lhe poderão dar uma nova vida! 
Compre preferencialmente sabão em vez de gel de duche: o sabão utiliza menos embalagem, o que permite diminuir a quantidade de resíduos! 
Se usar gel, escolha embalagens maiores e com possibilidade de recarga. 
Lute contra os resíduos de papel: ponha um autocolante "PUBLICIDADE AQUI NÃO" na caixa de correio! 
Reutilize e mande arranjar tanto quanto possível! Entre 13 a 25 kg por pessoa, e por ano, de equipamentos elétricos e eletrónicos – frigoríficos, telefones, computadores - são eliminados. Além disso, esses produtos contêm muitas vezes elementos nocivos, como o chumbo ou mercúrio e, em grande maioria, poderiam ser reparados ou reutilizados. Pense em dar os aparelhos e os móveis que já não utiliza a associações que se encarreguem de os restaurar. 
Dê uma segunda vida à roupa que já não utiliza, oferecendo-os a obras de caridade, a associações, a amigos ou a membros da sua família. 
Compre fraldas reutilizáveis para os seus filhos: antes dos 3 anos, uma criança utiliza entre 5000 a 6000 fraldas, o que equivale a cerca de uma tonelada de fraldas sujas por criança; graças às fraldas reutilizáveis, poderá evitar uma importante quantidade de resíduos e também poupará dinheiro. 
Se possível, plante as suas próprias ervas aromáticas – estarão disponíveis quando necessitar e na quantidade certa, sem necessidade de transporte ou embalagem e muito mais frescas! 
Sempre que possível, armazene os produtos alimentares em vácuo, que permite preservar melhor as suas qualidades durante um maior período de tempo, evitando assim a sua deterioração e consequente eliminação para o “lixo”. 

2. Na escola 
Antes de comprar novo material escolar, verifique o que tem em stock e o estado do material do ano anterior para verificar a sua eventual reutilização. Em relação aos artigos que têm de ser comprados, opte por materiais com um rótulo ecológico ou por materiais que pareçam ser sólidos e capazes de resistir a alguns riscos! 
Opte por material recarregável que possa ser conservado durante um período de tempo mais longo.
Reduza os resíduos de papel escrevendo nos dois lados da folha.

EBS DO VALE DO ÂNCORA :: sempre em defesa da Mãe Natureza
EBSVA/GabCom

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão