EBS do Vale do Âncora :: Semana Europeia da Prevenção de Resíduos :: É Tempo de Desintoxicar

No âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e através de uma parceria estabelecida entre o Município de Caminha e a Luságua, Serviços Ambientais, SA, os cento e doze alunos do Primeiro Ciclo da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, repartidos em duas sessões, participaram hoje, dia 22 de novembro de 2018, durante a manhã, numa palestra orientada pela Dra. Sónia Fernandes, onde foram discutidos diversos temas relacionados com a prevenção de resíduos. 
Foi feita a apresentação da mascote do projeto, “O Recolhas”, e, de seguida, decorreu a sensibilização para o tema deste ano “Prevenção de Resíduos Perigosos – É Tempo de Desintoxicar”, com o propósito de incentivar comportamentos que visem a defesa da saúde e do ambiente. 
Da apresentação fizeram parte referências aos resíduos perigosos que representam um grande risco para a nossa saúde e para o meio ambiente (fauna, flora, rios, mares, atmosfera, etc.), razão pela qual é imprescindível reduzir o consumo de produtos com conteúdos perigosos e reciclar as embalagens corretamente. Os resíduos perigosos são um tipo de resíduos que contêm propriedades perigosas (inflamáveis, explosivas ou tóxicas) e podem ser encontrados em vários produtos (produtos de limpeza, baterias e pilhas, tintas, pesticidas, lâmpadas fluorescentes e resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos como eletrodomésticos, ferramentas elétricas, etc). 
De seguida, foi explicada a importância de prevenir uma vez que resíduos perigosos representam maior risco para a nossa saúde e meio ambiente quando comparados com outro tipo de resíduos. Como soluções para tornar o problema menor foi sugerido que se façam os produtos de limpeza, tendo sido indicada a utilização do vinagre branco, que se troquem e reparem os equipamentos elétricos, que se utilizem pilhas recarregáveis (acumuladores) e que se depositem as embalagens de produtos perigosos nos locais próprios. Para o momento de se fazerem as compras ficaram alguns conselhos: privilegiar produtos com um rótulo ecológico reconhecido, comprar cosméticos naturais, comprar lâmpadas energeticamente eficientes e produtos concentrados (menos embalagens). No que respeita aos resíduos perigosos no jardim, deve ser evitada a utilização de pesticidas, não deve ser utilizada a água contaminada e devem ser usados adubos naturais (compostagem). No que respeita ao escritório e à escola, deve ser reduzido o número de impressões, devem ser preferidos os tinteiros naturais e recarregados, deve ser construído um guia para a deposição segura de resíduos perigosos e deve ser usado sabão em vez de gel, uma vez que o sabão utiliza menos embalagens. 
O trabalho concluiu com um momento de perguntas e respostas que mostrou bem a atenção e o interesse com que os alunos acompanharam os diversos temas tratados. Finalizando cada sessão, foi oferecida uma lancheira sandwich a cada aluno.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão