Visita de estudo à Fundação Serralves, Porto

Na passada sexta-feira, dia 20 de maio, os alunos da EB do Vale do Âncora e de Âncora Lage foram à Fundação Serralves, na cidade do Porto. Foi uma visita de estudo realizada pelas turmas VPA4, VPA5, VPA7, A1 e A2.
A exemplo de anos anteriores, esta visita foi proporcionada e organizada pela Editora Opera Omnia.
Saímos da escola por volta das 8h30m. Quando chegamos os alunos foram divididos em pequenos grupos. Acompanhados por um guia e por um professor(a) visitaram diversas salas do Museu onde estavam patentes diferentes exposições. Os guias explicaram muito bem o que é o Museu de Arte Contemporânea, que tipos de obras estão expostas, como nos devemos comportar neste tipo de espaços. Falaram-nos também da vida e obra dos artistas. Vimos obras de Liam Gillick, Giorgio Griffa e Mariana Caló. Junto a uma das obras de Giorgio Griffa, os alunos foram convidados a improvisar/imaginar uma orquestra. No exterior, com outro guia, visitamos os espaços envolventes, o belíssimo Parque de Serralves, os diferentes jardins (jardim inglês, jardim francês, o roseiral), o espelho de água em frente à Casa de Serralves, o lago…. Algumas das árvores que mais nos impressionaram foram a Ginkgo biloba (considerada um fóssil vivo) e o tulipeiro que para além de ser de grande porte tem uma floração parecida com as tulipas.
Após o almoço que tomamos num enorme espaço relvado e com sombra, houve tempo para muita brincadeira. À sombra de uma bela e frondosa árvore, assistimos à apresentação da história “O nabo gigante” contada de forma divertida por um ator/animador.
Para finalizar, recebemos o livro “ O Velho que pintava Pombas” escrito por Paula Sá e ilustrado por Catarina Garcia.
Foi um dia espetacular!

Turma VPA4
Texto coletivo


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão