Pedido de colaboração à comunidade piscatória da vila de Caminha no âmbito dos projetos Rato de Biblioteca e Ciência na Escola "As outras caras do bacalhau" - JI de Caminha

Os alunos do JI de Caminha dirigiram-se à rua dos Pescadores em Caminha e foram pedir a colaboração de alguns dos pescadores para o desenvolvimento dos projetos Rato de Biblioteca e Ciência na Escola. 
Como um dos objetivos dos projetos é saber como se prepara o bacalhau, desde a sua pesca até chegar às prateleiras dos supermercados. Após algumas pesquisa, os alunos, descobriram a existência de alguns pescadores em Caminha que já tinham trabalhado nessa arte e foram pedir a sua colaboração. Também aproveitaram para recolher a história de vida do pescador Sr. Augusto, que embarcou para a pesca do bacalhau para fugir da guerra.

Aqui fica um registo das outras caras do bacalhau.

Outro dos objetivos dos projetos é construir uma miniatura de um bacalhoeiro. Os alunos foram ter com o Sr. Manuel Alexandre que além de ser pescador tem o dom muito especial, constrói pequenas imitações, em madeira, das embarcações que navegam no nosso rio e mar. Algumas das suas obras são expostas em exposições. O Sr. Manuel disse-nos que já não tinha paciência, mas já fomos informados que afinal nos ajudará a construir o nosso tão desejado bacalhoeiro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão