Experiência Arco-íris-LUZ JI Caminha

Experiência do Arco-íris

Vivemos na Terra, um dos planetas do sistema solar cujo centro é uma estrela – o Sol. Este corpo luminoso é a nossa principal fonte de luz natural. O nosso planeta, tal como os outros, são corpos iluminados. Assim, na Terra temos horas de dia, com luz recebida do Sol, e horas de noite, quando o local onde vivemos está na parte da Terra que não recebe diretamente luz do Sol. Quando não temos luz solar, usamos vários processos de iluminação (ex. energia elétrica) recorrendo a outros corpos luminosos (fontes de luz artificiais) tais como a lâmpada, a vela e o candeeiro a gás. Os objetos que recebem a luz emitida por estes são corpos iluminados.
O olho humano vê a luz do sol (ou de uma lâmpada) branca, pois sobrepõe as frequências das diferentes cores que compõe a luz visível, no entanto a luz branca é na realidade uma mistura de cores : Violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja, vermelho, as cores do arco-íris.
O arco-íris aparece no céu quando os raios de sol passam através das gotas de chuva que dispersam a luz do sol e fazem a sua refração fazendo surgir as cores do arco-íris.
O copo com água (cd, espelho dentro de água) faz com a luz da lanterna exatamente o que a nuvem faz com a luz do Sol, ou seja, separa as cores da luz.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão