EB1 de Vilarelho ::: Semana Cultural 2013


De 11 a 14 de junho de 2013, terça a sexta-feira, decorreu a Semana Cultural da EB1 de Vilarelho, na qual, os trinta e sete alunos do estabelecimento de ensino participaram em atividades muito diversificadas. 
A manhã de terça-feira, dia 11, foi dedicada à elaboração do painel “Cores da Natureza”, uma atividade de expressão plástica orientada pelas professoras Joana Sá e Sofia Sousa, que produziu dois belíssimos painéis, cada um com três metros quadrados, com motivos ligados à Natureza. Estes painéis foram afixados no palco do salão da Junta de Freguesia de Vilarelho. O início da tarde deu lugar a uma viagem virtual por Inglaterra e pelas língua e cultura inglesas, atividade da responsabilidade da professora Ana Almeida. O dia foi concluído com o ensaio da marcha a apresentar na Gala Cultural, orientado pelas professoras Ana Oliveira e Ilda Meira.
A quarta-feira, dia 12, viu a sua manhã preenchida com música, esquemas rítmicos e canções, tendo-se ainda iniciado uma grande viagem pelos livros e pela palavra, através de algumas obras literárias de que dispomos no estabelecimento de ensino. Esta atividade prosseguiu durante a tarde com uma “hora do conto”, da responsabilidade da docente Eduarda Silva, professora bibliotecária, e que apresentou as obras “O aquário”, de João Pedro Mésseder, com ilustração de Gémeo Luís, e “Poemas para brincalhar”, de João Manuel Ribeiro, com ilustração de Anabela Dias. O dia terminou com os ensaios da marcha para a Gala Cultural e uma dramatização musical com o título “I was here”, orientada pela professora Ana Almeida.
Na quinta-feira, dia 13, durante a manhã, recebemos a visita dos Bombeiros Voluntários de Caminha que nos vieram falar sobre a importância de sabermos prestar primeiros socorros. Os alunos visitaram as duas ambulâncias presentes e ficaram a conhecer o seu equipamento e as funções a que se destina. Já no interior do nosso estabelecimento de ensino, os bombeiros António e Diana mostraram os procedimentos a seguir no caso de um acidente em que a vítima tenha que ser imobilizada (utilizando um colar cervical, um plano duro e uma aranha). Houve ainda tempo para demonstrar a imobilização de uma perna e de um braço, bem como do primeiro socorro a prestar no caso de uma lesão na cabeça, com a elaboração de um “capacete” com ligaduras. A tarde deste dia foi preenchida com uma audição dos alunos que frequentam a classe de instrumento da Academia de Música Fernandes Fão (AMFF). Perante a plateia composta por alunos, assistentes e docentes, os alunos de instrumento apresentaram peças interpretadas em violino e contrabaixo, algumas de sua autoria, orientados pelos professores da AMFF. Os trabalhos deste dia prolongaram-se noite dentro uma vez que, com grande orgulho, apresentámos a marcha “Olha Vilarelho” na Gala Cultural, evento integrado no XXI Arraial Minhoto, apresentado no pavilhão municipal de Caminha. Esta marcha resultou do empenho de todos os profissionais da EB1 de Vilarelho e, em especial, das professoras Ana Oliveira, Sofia Sousa, Ana Almeida, Ilda Meira e Joana Sá, todas docentes das AECs, sem as quais não teria sido possível realizá-la.
A sexta-feira, dia 14, último dia da Semana Cultural, foi dedicada ao tema “Animais — Amigos para Sempre”, na qual os nossos alunos foram sensibilizados para a importância de proteger e tratar adequadamente os animais uma vez que eles estão sempre prontos para nos brindarem com a sua companhia e afeto. Assim e durante a tarde, fomos visitados pela Karine Torres e pela Sónia Torres, duas das responsáveis pela “Selva dos Animais Domésticos” — Associação Protetora dos Animais de Caminha, que nos mostraram imagens tristes de animais abandonados, imagens felizes de animais bem tratados e acarinhados e imagens divertidas de animais brincalhões. Ainda houve tempo para nos divertirmos com o Justin, um furão muito simpático que, com os seus saltinhos e corridas, levou os nossos alunos ao expoente máximo da alegria. Este último dia de aulas foi concluído com um momento simbólico de despedida que envolveu, num abraço especial, os nossos alunos do quarto ano de escolaridade que, no próximo ano letivo, prosseguirão o seu percurso educativo noutros estabelecimentos de ensino. 
Segundo os nossos alunos, esta Semana Cultural foi educativa, participada, divertida, diversificada e enriquecedora. Na opinião deles, é uma atividade que deve ser repetida no próximo ano letivo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão