EB1 de Vilarelho - Olhares sobre o concelho de Caminha

Participámos hoje, dia 31 de maio, durante a tarde, no auditório da Santa Casa da Misericórdia de Caminha, numa Assembleia Municipal de Crianças e Jovens, para as crianças da Educação Pré-Escolar e para os alunos dos Ensinos Básico e Secundário do nosso concelho. Esta Assembleia foi uma iniciativa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, em colaboração com a Câmara Municipal, a Assembleia Municipal e os estabelecimentos de ensino, todos do concelho de Caminha, e visou demonstrar as capacidades e as competências das crianças ao nível do exercício de cidadania. A nossa comunidade escolar foi representada pelos colegas Tiago (2.º ano) e Pedro (4.º ano), os quais foram porta-vozes dos nossos Projetos de Recomendação à Assembleia Municipal e cujo conteúdo foi o seguinte:
A escola EB1 de Vilarelho é uma Eco-Escola. Ao longo de três anos, hasteámos a bandeira verde Eco-Escolas. Para conseguir este galardão comprometemo-nos a desenvolver atitudes positivas em defesa do ambiente. Sabemos que temos de separar e reciclar todos os resíduos e ter em conta a política dos 5 R’s: Reciclar, Reutilizar, Reduzir, Responsabilizar e Respeitar. Participámos ativamente em ações em defesa do ambiente, promovidas pela SUMA, VALORMINHO e Câmara Municipal. Infelizmente não temos ecopontos próximos da escola a fim de procedermos à separação dos nossos lixos. Os ecopontos mais próximos situam-se a uma distância de cerca de 500 metros, sendo impossível carregar o lixo até essa distância. Esta situação não é um bom exemplo para os alunos que andam a ser ensinados a separar o lixo, mas que, na prática, não o conseguem fazer. Os ecopontos são portanto especialmente necessários junto à nossa escola. A nossa sugestão seria a seguinte: colocá-los em parte do espaço destinado ao estacionamento ou em outro local próximo. Poderíamos assim pôr em prática o conhecimento dos alunos sobre esta temática, um conhecimento já bastante aprofundado.
Na freguesia de Vilarelho, próximo da nossa escola, existe um vestígio do passado mais remoto. Esse vestígio é como uma relíquia de grande importância. Trata-se da aldeia castreja do Côto da Pena. Sabemos da sua existência através do que está escrito nos livros, depois do trabalho de alguns arqueólogos há já vários anos. Sabemos que foi um dos três castros que existiam nesta zona do rio Minho, em conjunto com o de Santa Tecla, em La Guardia/Espanha, e o de Vilar de Mouros. O grande problema é que está completamente cheio de mato e não podemos visitar o local por não haver qualquer acesso. Este lugar merecia ser limpo e recuperado para exploração e visita de estudo dos alunos do nosso e de outros concelhos, e do público em geral. Poderíamos assim ter um melhor conhecimento da História do nosso concelho e de Portugal. Se este castro e os seus acessos fossem recuperados, poderia ser incluído nos locais de interesse histórico do nosso concelho e da nossa região, o Minho. Os visitantes teriam mais uma razão para conhecerem o nosso concelho.
Neste momento, a nossa freguesia não tem espaços desportivos gratuitos e assim os jovens têm dificuldade em praticar desporto. Sabemos que a prática desportiva, qualquer que seja o desporto, é muito importante para a saúde e o bem-estar de todos. Numa época em que os jovens não têm os mais equilibrados gostos alimentares, esta alimentação incorreta provoca problemas de obesidade que poderiam ser combatidos com a prática desportiva. O convívio entre todos também é importante e contribui para o crescimento equilibrado de crianças e jovens. A freguesia tem vários locais onde se poderia construir um espaço desportivo. Deveria ser num local rodeado por vegetação, o que também não é difícil na nossa freguesia, e num local a que todos os jovens pudessem aceder sem dificuldade. Eventualmente poderia ser um espaço onde se pudesse praticar futebol, basquetebol e outros jogos coletivos. À volta desse recinto poderia existir uma via pedonal. Melhoraria o desenvolvimento motor dos jovens e de todos, em geral, porque praticar desporto faz bem à saúde!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão