O MAR E AS SUAS PROFISSÕES


















No dia 7 de Fevereiro, os pais da Irene, a D. Celeste e o Sr. Emílio, vieram à nossa escola falar das suas profissões. A D. Celeste é peixeira na praça de Caminha e o Sr. Emílio é pescador.
Eles mostraram-nos várias espécies de peixes; alguns eram do rio e outros eram do mar. Trouxeram a lampreia, a solha, o robalo, o linguado, o ruivo, a choupa, o solhão, a faneca, o carapau, a petinga, a sardinha e o sardo.
Alguns peixes tinham escamas e outros não. A solha, o solhão e o linguado são espalmados e a sua cor é acastanhada para se poderam camuflar na areia. Uns peixes tinham estrutura óssea e outros tinham cartilagem.
O Sr. Emílio mostrou-nos uma das 80 redes que lançam ao mar cada vez que vai pescar e explicou como era o seu dia de pescador. Mostrou-nos também a sua primeira cédula de pescador e disse-nos que anda nesta vida desde os 14 anos.
No fim de tudo isto, a D. Celeste e o Sr. Emílio explicaram e ensinaram como se arranjava uma lampreia para cozinhar;ensinou-nos também a fazer bifes de sardinha.
Ficámos também a saber que na banca do peixe tem que se usar umas placas com o preço, origem, o nome do peixe e a forma de capturação.
Foi uma experiência nova e com ela aprendemos muito sobre o mar. Obrigada à D. Celeste e ao Sr. Emílio.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão