E.B.1 de DEM - LOBO IBÉRICO

A E.B.1 de Dem fez uma pesquisa sobre o Lobo Ibérico no âmbito do Programa Eco-Escolas e no desenvolvimento do tema “Biodiversidade”, do qual resultaram vários textos. Entre os quais se destacaram os seguintes:

Lobo nome científico canis lúpus canis(latim)=cão; lúpus(latim)=lobo.
O lobo assemelha-se a um cão pastor alemão, pêlo cinzento e arruivado, com tonalidade castanho - avermelhado na cabeça e nas orelhas.
Habita em bosques abertos, florestas densas e montanhas onde se refugia em tocas escavadas por eles ou reaproveitadas de outros animais.
Vivem em grupos denominados alcateias, com um casal dominante, movimentando-se de noite nos seus territórios e podem percorrer entre 100 a 1000 quilómetros quadrados, dependendo essencialmente da abundância de presas que são roedores e aves.
A época fértil das fêmeas é entre Fevereiro e Abril. As fêmeas têm de andar cerca de 63 dias com as crias na barriga nascendo entre três a sete crias numa única ninhada por ano.
Um dos maiores predadores naturais da Serra d’Arga foi em tempo o lobo Ibérico, mas devido à degradação do seu habitat natural, feita através da destruição dos bosques pelos frequentes incêndios florestais e a acelerada desertificação do espaço rural de montanha contribuíram para a escassez local das condições de abrigo, alimento e reprodução.
O lobo foi exterminado pelo Homem em quase toda a Europa e os sobreviventes encontram-se em perigo devido ao cruzamento com cães e à perseguição de que são alvo.
Por isso não só devemos proteger o lobo Ibérico como todas os animais que estão em perigo de extinção.

Autora: Lígia (aluna do 4ºano)



Os lobos Ibéricos são animais selvagens, porque vivem longe das pessoas. Os lobos têm o corpo coberto de pêlo, vivem nas florestas, bosques e montanhas e alimentam-se de carne.
Os lobos são uma espécie em vias de extinção, porque o Homem destrói o seu habitat e ao mesmo tempo o seu alimento. Como consequência os lobos sem ter que comer procuram alimento nas povoações mais próximas, obrigando assim o Homem a proteger os seus animais e a matar o lobo.
Temos que preservar a Natureza para que o lobo Ibérico consiga sobreviver.

Autor: Pedro (aluno do 2ºano)

E.B.1 de DEM

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão