EBS do Vale do Âncora - Turmas VA2A e VA2B - Projeto MUS-E - Dança

“Para além da utilização e desenvolvimento de repertório motor específico, a dança é uma forma de movimento expressivo. O conceito de Corpo Expressivo − enquanto veículo de mensagens, sentimentos e emoções −, a intencionalidade da linguagem e as relações interpessoais proporcionadas tornam a dança insubstituível numa perspetiva do desenvolvimento global e integrado dos alunos. Assim, em consonância com as diferentes Áreas de Competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA), a dança tem por principal finalidade proporcionar o desenvolvimento desta área a todos os alunos, independentemente do desenvolvimento motor ou habilidade específica de cada um. Pressupõe uma prática sistemática e contínua, numa perspetiva de complexificação e gradual progressão de etapas, de modo a promover um desenvolvimento consciente e sustentado das capacidades e conhecimentos, individuais e coletivos. A abordagem a desenvolver deverá ser adequada aos alunos e centrar-se nas suas características e capacidades individuais.” 
Dança – Aprendizagens Essenciais (Introdução) – 1CEB 
Para os alunos, a aproximação do dia e da hora da aula de Dança foi motivo constante de ansiedade pela antecipação de um tempo e um espaço de alegria, relação e harmonia – um tempo de ser feliz! A prof. Mercedes já chegou? Ela já estará à nossa espera? Será que ela não vem hoje? Eu esqueci-me das meias antiderrapantes! Não faz mal, pois não? E a ansiedade só desaparecia quando, invariavelmente, a prof. Mercedes entrava na sala e o seu sorriso desfazia todas dúvidas e transmitia todas as certezas. A seguir ao “Vamos?” da professora era a correria para ser o(a) primeiro(a) a chegar junto dela. Eis que tinha chegado o momento tão esperado! 
E a aula começava sempre com uma roda em que todos se olhavam nos olhos e devolviam um sorriso. De seguida, as palavras serenas e meigas da professora sossegavam algumas ondas mais agitadas e, quando o mar estava sereno, era apresentado o plano de aula. Iniciado o trabalho, todos compreendiam a importância da atenção e da concentração, a importância de calar para escutar e a importância de escutar para compreender. Todos compreendiam a importância de respeitar o espaço e o tempo do outro para que o seu próprio espaço e tempo fossem respeitados. Todos tinham por garantido que, na aula de Dança, a alegria do sucesso não excluía ninguém. A todos estava reservada! Para todos estava disponível!
 
Sendo exemplo entre muitos, recordamos a alegria do sucesso experimentado por todas as crianças, sem exceção, aquando da apresentação em palco de uma dança na festa de final de ano letivo da EBS do Vale do Âncora (EBSVA), no dia 30 de junho de 2023, e que envolveu quase quatro dezenas de alunos em palco. Ecoam, ainda, as palmas da comunidade que se encontrava presente. Temos na memória o brilho especial que se via nos olhos dos pais e encarregados de educação destas crianças no momento em que assistiram à sua atuação, sinal claro de que a Escola Pública a todos envolve e a todos promove.
  
Assim e cumprindo o objetivo maior de Yehudi Menuhin, o projeto MUS-E (Dança), implementado nas duas turmas do 2.º ano de escolaridade da EBSVA, deu “voz aos que não têm voz”, permitiu e favoreceu a participação de todas as crianças, promoveu a manifestação dos seus sentimentos enquadrando-os num universo de respeito pelos direitos humanos e envolveu a comunidade educativa reforçando os seus laços. 

“O corpo diz o que as palavras não podem dizer.” 
Martha Graham, bailarina e coreógrafa

EBSVA / VA2A / VA2B / Mercedes Prieto / Joana Silva / António Garrido / 2022/2023

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão