EBS do Vale do Âncora :: Aula de campo - Descobrir a arte de pesca da sardinha com o Sr. Vasco Presa

No dia 5 de janeiro, pelas 9h, os alunos das turmas do 3º ano e 4ºano da EB/S do Vale do Âncora, saíram da escola e caminharam até ao Portinho, onde foram recebidos pelo Sr. Vasco Presa, pescador do Oceano Atlântico. 
O Sr. Vasco e os seus companheiros (Carlos, João e Domingos) estavam a tirar os panos das cordas de uma rede que tinha sido recolhido no mar, durante a pesca, toda rasgada. Os alunos descobriram que os pescadores reutilizam, separam e enviam para a reciclagem os seus resíduos, cuidando desta forma do ambiente, poupando dinheiro para investir na sua profissão. 
Depois os alunos experimentaram e aprenderam como se fazem as malhas dos panos das redes, para esta atividade foi necessário utilizar uma agulha e linha especiais. Ficaram a saber que existe um objeto que acompanha sempre qualquer pescador, a navalha, e esta só pode ter o tamanho de 4 dedos. 
Em seguida, observou-se a rede que pesca a sardinha arte de pesca “emalhar pelágica”. Os alunos abriam a rede e o espanto nos seus olhares foi evidente, pois era enorme, as suas malhas de pequenos quadrados com 4 de lado quando largada no alto mar chegar a capturar 5 mil sardinhas de uma vez. 
A última emoção foi vivida quando o Sr. Vasco Presa mostrou e explicou como eram as embarcações, Tero Portugal e Jovem Sereia, todos ficaram a conhecer a impressionante arte da pesca da sardinha. 

Descubra tudo sobre esta aventura através do seguinte vídeo.
 
Os nossos agradecimentos ao Sr. Vasco Presa!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão