EBS do Vale do Âncora – Turmas VA2A e VA2B – DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões”

 

No inverno do ano de 2014, uma conspiração entre o rio Âncora e o oceano Atlântico levou à destruição da duna dos Caldeirões e, no mesmo local, à criação da nova foz do rio, produzindo-se o encerramento da foz habitual em Vila Praia de Âncora, na muito conhecida “praia das crianças”.


Após uma intervenção para reconstrução da duna dos Caldeirões, com areia proveniente do desassoreamento do porto de mar de Vila Praia de Âncora (o Portinho), um grave problema que punha em causa a atividade piscatória, a duna passou a apresentar o seu aspeto habitual, com passadiços que permitem a sua fruição, paliçadas que mantêm a areia no local onde foi colocada e ainda com a plantação de estorno (Ammophila arenaria), uma planta importante, pioneira na fixação das dunas, e por isso bem adaptada a habitats de areias instáveis, a qual tem uma excelente capacidade de regeneração e de crescimento. As suas raízes constroem algo que lembra uma rede que ajuda de sobremaneira a fixar as dunas.


No desenvolvimento do domínio de autonomia curricular (DAC) “Monitorização da duna dos Caldeirões”, a desenvolver durante todo o ano letivo e incorporado no roteiro educacional “@mar”, no projeto ESCOLA AZUL e no programa Eco-Escolas, os alunos das turmas VA2A (prof. Joana Silva) e VA2B (prof. António Garrido), ambas da EBS do Vale do Âncora, acompanhados pelos seus professores e pelo prof. Flamiano Martins, aprofundaram conhecimentos sobre a destruição da duna e a sua reconstrução, tendo a VA2B realizado a primeira visita de monitorização da duna, trabalho que as fotos seguintes documentam e permite retirar uma primeira conclusão: entre o estorno é já possível identificar espécies invasoras.




Assim que os alunos da turma VA2A realizarem esta primeira visita de estudo, este blogue dará conta do trabalho desenvolvido. 

Estas visitas de monitorização da duna dos Caldeirões decorrerão uma vez por período. Se as condições o permitirem, também será realizada uma visita de estudo à empresa Raiz da Terra, situada na freguesia de Vile, no nosso concelho, a qual produziu a vegetação colocada na duna (o estorno), num total de cerca de 200 mil plantas. Trimestralmente decorrerá um pequeno workshop em cada uma das salas de aula, onde serão abordados os temas seguintes: “O ecossistema dunar”, “A destruição e reconstrução da duna dos Caldeirões” e “Como conservar o cordão dunar”. No final do ano letivo serão apresentadas as conclusões deste trabalho.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão