EBS do Vale do Âncora :: Unidos e solidários com o povo ucraniano

Na passada quinta-feira, dia 24 de março de 2022, cumpriu-se um mês desde o início da invasão russa da Ucrânia. As Nações Unidas estimam em mais de 900 os civis mortos, sendo que, segundo as últimas informações, o número real pode ser muito superior. O conflito já provocou mais de 3,5 milhões de refugiados e mais de 7 milhões de deslocados internos. Cidades destruídas, bombardeamentos a prédios residenciais, hospitais ou escolas, uma realidade que, em 2022, ninguém esperava assistir na Europa. 

Perante a catástrofe humanitária e o desprezo pela vida humana com que, diariamente, somos confrontados através da comunicação social, os alunos do 1CEB da EBS do Vale do Âncora deram nova vida a uma instalação artística que se encontra suspensa no estabelecimento de ensino há já vários anos. 

Junto à mesma e acompanhados de alunos de uma turma do 2CEB, na tarde deste dia 24 de março escutaram o hino da Ucrânia e, de mãos dadas, fizeram um minuto de silêncio em memória de todas as vítimas deste conflito. Neste interminável minuto, perpassou pelas mentes de todos o sofrimento de tantas crianças aterrorizadas pela violência incompreensível que as rodeia, o sofrimento de tantas mulheres, de todas as idades, que tentam fazer um sorriso e transmitir segurança aos seus filhos, calando, no mais fundo de si, as lágrimas e o desespero sentidos, o sofrimento de tantos homens ucranianos, de todas as idades, que se separaram das suas famílias e amigos para pegarem em armas e defenderem o seu país, o sofrimento de tantos soldados russos e das suas famílias que não concordam com a invasão da Ucrânia, mas temem as represálias de um poder ditatorial. 
Fonte: Vatican News
Durante o minuto de silêncio, houve olhos que se encheram de lágrimas porque a dor da nação ucraniana é a nossa dor. Terminado este minuto, irrompeu uma salva de palmas culminada com o grito "NÃO À GUERRA!".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

A Primavera chegou!