EBS do Vale do Âncora :: A turma VA2 participa no projeto “CANTAMOS NÓS!”, da Associação Ponte nas Ondas

 No início do ano letivo, as escolas foram desafiadas pela Associação Ponte nas Ondas (http://pontenasondas.org/?lang=pt-pt) a desenvolverem um projeto no qual iriam participar as escolas dos municípios dos dois lados da fronteira galego-portuguesa. O projeto tem como produto final, que conheceremos provavelmente em outubro de 2021, a edição de um livro-CD-DVD protagonizado por alunos das escolas e pessoas conhecedoras do património imaterial, com o nome de “Cantamos nós!” 

Em 2005 desenvolveu-se um projeto parecido chamado “Meninos cantores”, onde participaram 17 escolas entre Vigo e o Porto e que teve um grande sucesso (https://www.youtube.com/watch?v=iEaiI5c5rnU&t=74s). 

A turma do 2.º ano da EBS do Vale do Âncora foi a turma que se disponibilizou para desenvolver o projeto com a ajuda de elementos do Grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora, do qual se “importou” o tema cantado pela turma: “Não me atires com Pedrinhas”. Para que tudo se tornasse realidade contribuiu a ajuda da professora Manuela Moura que começou a ensaiar com os alunos logo que recomeçaram as aulas presenciais, de três tocadores do Grupo Etnográfico (Dinis, Macedo, Albano e Dario), do sr. Padre Emanuel que contou às crianças os usos e costumes relacionados com o S. João d’Arga e do Jaime Alvarez, um ex-aluno do Agrupamento, que vive em Vila Praia de Âncora e tem uma brilhante carreira como contrabaixista. A gravação da canção, das entrevistas ao Presidente do Conselho Geral do Agrupamento, professores e padrinho do projeto desta Escola, assim como do videoclipe, decorreu durante todo o dia 28 de maio. 

Foi uma experiência muito enriquecedora para todos, mas será certamente inesquecível para os 25 alunos da turma. O Agrupamento agradece a todos os que, de forma direta ou indireta, participaram no projeto.







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão