EBS do Vale do Âncora – projeto “Ver longe, daqui”

 

Os alunos do curso ARTES VISUAIS do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, além de exporem os seus trabalhos na Galeria Caminhense, no Terreiro, em Caminha, fizeram-no também na Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, em Vila Praia de Âncora. 

Para que os alunos do 1.º Ciclo entendessem melhor essa exposição, pediu-se a colaboração dos professores Albertina Barbeitos e Fernando Borlido no sentido de realizarem uma “visita guiada” à exposição, os quais aceitaram de imediato. Contudo, os professores não ficaram só por essa visita e resolveram apresentar um desafio. Todos os 109 alunos do 1.º Ciclo, desde o 1.º ao 4.º ano de escolaridade, foram desafiados a “VER LONGE, DAQUI”.


Olharam com outros olhos para os trabalhos e experimentaram desenhar, com lápis de grafite e evitando usar a borracha, um pormenor ou desenho dos seus colegas dos 11.º ou 12.º anos. Além da satisfação que os alunos manifestaram, pensa-se contribuir desta forma para que cada criança se familiarize com a arte e se expresse através da mesma, ficando a conhecer diferentes técnicas e descobrindo as mais diversas formas de expressão. 

A atividade foi claramente do agrado dos alunos, o que deixa em aberto a possibilidade de ser uma área que pode merecer nova aposta no futuro. Este projeto enquadra-se no Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) que procura promover as artes e a cultura no universo escolar, em parceria, sempre que possível, com as diferentes Instituições Culturais (museus, teatros e academias, entre outras). Pretende que crianças, professores e famílias desenvolvam o gosto pela Arte, criem hábitos culturais e valorizem a Arte como uma forma de conhecimento, que se reveste de especial importância para o desenvolvimento permanente do ser humano.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão