EBS do Vale do Âncora - Projeto: "UMMAR de Trabalhos" - Atividades 6 e 7 - Encontro com a Polícia Marítima e visita à lota de VPÂncora

No passado dia 20 de maio de 2019, durante a manhã, decorreram as sexta e sétima atividades do Projeto “UMMAR de Trabalhos” que está a ser desenvolvido pelas turmas do 3.º ano, da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, num total de trinta e cinco alunos, sob orientação dos professores titulares Marília Rodrigues e António Garrido. A atividade seis visou o aprofundamento do conhecimento dos alunos sobre a Polícia Marítima e as suas funções. A atividade sete teve como propósito o acompanhamento da chegada das embarcações de pesca ao porto novo de Vila Praia de Âncora, a descarga do peixe e a venda do mesmo.
No encontro com dois agentes da Polícia Marítima, os alunos compreenderam que, a exemplo de outros espaços, o mar também têm regras (leis) de utilização de forma a manter e melhorar a qualidade das águas, a preservação das espécies e a segurança de todas as pessoas que nele trabalham. Falou-se da importância de combater a poluição do mar e do contributo que cada um de nós pode dar para que esse combate tenha cada vez mais sucesso. Referiu-se que a captura de peixe tem que ser feita de forma regrada, preservando a diversidade de espécies e acautelando o futuro. Por último, foi valorizada a segurança de todas as pessoas que têm no mar o seu lugar de trabalho e a importância da utilização de equipamentos de segurança. 
De seguida, os alunos dirigiram-se ao porto novo, observaram a chegada de embarcações de pesca e a descarga do peixe com destino à lota. No interior da lota, assistiram à compra e venda de peixe, à limpeza (amanhar) do peixe antes da entrega ao cliente e ao pagamento, para além de observarem, com especial curiosidade, as diferentes espécies de peixes, moluscos e crustáceos.


De uma enorme riqueza de conhecimentos, estas duas atividades foram muito valorizadas pela participação dos agentes da Polícia Marítima, dos pescadores e das peixeiras, os quais falaram, com gosto e detalhe, das caraterísticas especiais das suas profissões. Só um envolvimento sincero entre a escola e a comunidade permite este aprofundamento de conhecimentos. Por isso, este envolvimento foi denominador comum em várias das atividades realizadas ao longo do ano.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão