EBS do Vale do Âncora :: LAÇO AZUL :: Abril/2019 - Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

Segundo a Direção-Geral de Saúde, existem uma multiplicidade de situações que consubstanciam a prática de maus-tratos, os quais podem apresentar diferentes formas clínicas, por vezes associadas: Negligência (inclui abandono e mendicidade); Mau-Trato Físico; Mau-Trato Psicológico/Emocional; Abuso Sexual; Sindroma de Munchausen por Procuração. 
O mês de abril de 2019 foi consagrado como o mês da prevenção dos maus-tratos na infância, tendo a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Caminha lançado o repto aos estabelecimentos de ensino de decorarem os seus espaços com um laço azul, de modo a ser dada uma maior relevância e visibilidade a esta iniciativa.
Como sempre, a nossa escola não podia ficar indiferente a esta temática e ao desafio lançado. Assim, com a reciclagem de sacos de plástico azul oferecidos pelos pais e encarregados de educação, foi construído um enorme laço azul que recebe, no portão principal, todos quantos se nos dirigem.
A cerimónia de colocação deste laço azul, embora ameaçada pelas águas mil, decorreu hoje, dia 4 de abril, contou com a participação de todos os alunos do Primeiro Ciclo e revestiu-se de um enorme simbolismo. 
Previamente, em todas as salas de aula, foi trabalhada a história verídica da avó Bonnie Finney que, vivendo no estado da Virgínia, nos Estados Unidos da América, decidiu colocar um laço azul, na antena do seu carro, como forma de recordar à comunidade que o seu neto tinha falecido em resultado das agressões do namorado da mãe, a qual o tentou encobrir.
Como Bonnie Finney, a EBS do Vale do Âncora quis dar testemunho, neste dia, daquele que é o seu objetivo durante todos os dias do ano - a defesa das crianças e jovens e o investimento na sua formação harmoniosa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão