Projeto “UMMAR de Trabalhos” – Atividade 3 – Visita à marina, à doca comercial e aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo

Hoje, dia 4 de janeiro de 2019, durante a manhã, decorreu a quarta atividade do Projeto “UMMAR de Trabalhos” que está a ser desenvolvido pelas turmas do 3.º ano, da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, num total de trinta e quatro alunos, sob orientação dos professores titulares Marília Rodrigues e António Garrido. Na visita participaram também a professora Ilda Grisantes e a assistente Isabel Lagoa. Os transportes foram da responsabilidade da Câmara Municipal de Caminha. A cidade de Viana do Castelo recebeu os alunos com um dia muito frio, mas com um céu limpo. A visita iniciou-se junto ao navio-hospital Gil Eannes, onde foi contada a história dos pescadores portugueses na pesca do bacalhau e a participação desta embarcação que ficou conhecida como o “Anjo Branco”. Foi também feita a exploração da estátua de João Álvares Fagundes, navegador português e armador de navios de Viana do Castelo, construída no ano de 1958, por Joaquim Barbosa, e que se encontra desde 2004 em frente ao navio Gil Eannes. 
De seguida, os alunos observaram o exterior do Centro Cultural e da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, o primeiro da autoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura e, a segunda, da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira. 
Prosseguiram em direção à marina, a qual se encontrava repleta de barcos de recreio, tendo sido realizada, também, a observação da ponte Eiffel, assim chamada em função do nome do famoso engenheiro francês que, há 140 anos (1878), a projetou (Gustave Eiffel). 
De imediato, dirigiram-se até ao exterior da lota de Viana do Castelo (DocaPesca), para assistir à chegada das embarcações que, durante a noite, andaram na faina, dando-se a feliz casualidade de verem o “Senhora da Agonia”, uma embarcação de Vila Praia de Âncora.
A visita de estudo foi concluída com a observação atenta e detalhada das docas dos estaleiros navais, empresa agora designada “WestSEA Viana Shipyard”, nas quais se encontravam, em reparação, um enorme navio de cruzeiro e, em fase final de construção, o navio patrulha-oceânico da classe Viana do Castelo, da Marinha Portuguesa, o NRP Setúbal (P363). Esta visita de estudo permitiu a apresentação aos alunos de um conjunto de novos saberes ligados ao mar, para além de ficarem a conhecer melhor a cidade capital do nosso distrito. Num primeiro momento de avaliação após a chegada às salas de aula, ambas as turmas avaliaram a atividade como muito interessante e enriquecedora.
Para ver o álbum fotográfico completo, clique aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão