O Abrigo "Selva dos Animais Domésticos" visitou a EB1 de VILARELHO

Hoje, dia 18 de junho de 2018, durante a tarde, a nossa escola foi visitada pelo Abrigo "Selva dos Animais Domésticos", num projeto mais alargado organizado pela Caminha 4X4 e que envolveu outros estabelecimentos de ensino além do nosso, tendo sempre como objetivo mostrar aos alunos o funcionamento do Abrigo, a sua importância e a necessidade de, entre todos, darmos o nosso contributo para que, no concelho de Caminha, os animais continuem bem atendidos. 
Depois de uma conversa muito interessante com a Karine Torres, responsável pelo Abrigo, na qual as crianças fizeram imensas perguntas e partilharam diversas situações pessoais, foi apresentado um vídeo que divulga o trabalho desenvolvido no Abrigo e as formas como todos nós podemos colaborar.


Durante o vídeo, foram inumeras as expressões de afeto verbalizadas pelas crianças, sobretudo quando apareciam animais idosos ou doentes. Terminada a parte mais teórica realizada na sala de aula, os alunos dirigiram-se para o recreio onde, para grande alegria, tinham à sua espera a "Paínha" e o "Paínho", mãe e filho, dois cães resgatados na estrada entre Vilar de Mouros e Covas, doentes e maltratados, e que foram batizados com o nome da empresa para que trabalhavam os seus salvadores.
A alegria das crianças foi correspondida pela ternura maior destes dois cães a quem, olhando-os nos olhos, se torna impossível compreender como é que alguém teve coragem de os abandonar.
No final da sessão de trabalho e como forma de agradecer ao Abrigo pela sua visita à nossa escola, fizemos entrega de uma grande quantidade de alimentos para cães e gatos, oferecidos pelos pais e encarregados de educação, pela Associação de Pais, pelas assistentes e pelos docentes. Fizemos votos de que, as poucas pessoas que, diariamente, sete dias por semana, trezentos e sessenta e cinco dias por ano, cuidam de mais de cinco centenas de animais, nunca desanimem nem esmoreçam porque a sua causa é muito nobre.
Por último, apresentámos os nossos parabéns à Caminha 4X4 pelo seu envolvimento nesta causa e pelo projeto em que, com o maior gosto, participámos. Sabemos bem como é importante promover este tipo de experiências junto das crianças porque, é com estes momentos e outros da mesma natureza, que alicerçamos a consciência de que toda a vida à superfície do nosso planeta faz parte de uma FAMÍLIA GLOBAL.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão