Seja bem-vindo ao muitoSSonhos. Nele poderá conhecer a dinâmica educativa das Escolas do Primeiro Ciclo e dos Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, Vilarelho, Caminha, e deixar ficar as suas sugestões e comentários. O nosso objetivo é mais e melhor Educação para todas as crianças que nos são confiadas. Agradecemos a sua visita.

terça-feira, 20 de março de 2018

PROJETO RATO DA BIBLIOTECA - REFRIGERANTES - O QUE É A COLA?

O que é a “cola” dos refrigerantes do tipo cola?


Planta teve origem na África, mas hoje os refris utilizam ingredientes sintéticos. É a castanha de uma planta nativa da África tropical. A árvore chegou às Américas trazida pelos escravos e ganhou nomes como noz-de-cola, orobó e café-do-sudão. As árvores coleiras produzem uma noz de 2 a 5 centímetros, com a cor avermelhada típica dos refrigerantes feitos com ela. Graças à alta concentração de cafeína, a cola é usada pelos africanos como estimulante e digestivo. Além disso, quando mastigada, ela realça o sabor doce de alimentos consumidos em seguida. Hoje, entretanto, os refris
só têm noz-de-cola no nome, porque ela foi substituída na fórmula por ingredientes sintéticos. É com ela que é feita o xarope de cola, utilizado para ser ingrediente de refrigerantes de cola. Possuindo grande quantidade de cafeína.
O fruto têm ação estimulante. Atua como um tônico revigorante, excitante do sistema nervoso e muscular. É também antidiarreica e usada nos casos de anemia, convalescença de doenças graves, problemas estomacais e certas enxaquecas, e sobretudo nas perturbações funcionais do coração.



 



 

Sem comentários: